PILATES E SEUS BENEFÍCIOS PARA OS CORREDORES!

 

Imagine o seu tronco como um cilindro: a parte da frente seria o seu abdômen e a parte posterior a sua coluna e os músculos ao redor dela. A base do seu cilindro é composta pelos músculos da região pélvica e o topo é composto pelo músculo diafragma. Com os exercícios de Pilates cria-se um cilindro mais forte e flexível, capaz de promover diversos benefícios para os corredores. Para um corredor, ter uma boa postura é fundamental para o sucesso. A postura depende muito de um “cilindro” forte.

Pilates desenvolve e trabalha o fortalecimento desse cilindro o tempo todo. Uma vez fortalecidos, os músculos podem eventualmente trazer um melhor alinhamento postural, uma melhora no equilíbrio e na estabilidade corporal, além de melhorar a sua eficiência e técnica. Pilates acredita no equilíbrio muscular e simétrico.

Os praticantes de Pilates que são corredores apresentam vantagem sobre outros que não treinaram, pois Pilates fortalece todos os músculos necessários para a corrida. São eles:

Abdutores; Adutores; Glúteos; Quádriceps; Isquiotibiais.

Também alonga os músculos encurtados que a maioria de nós tem:

Flexores do quadril; Isquiotibiais; Músculos da panturrilha.

Ele permite que você se concentre no alinhamento da cabeça e pescoço em relação à coluna e pelves, descendo até as pernas e os dedos dos pés.

Resumi, abaixo, alguns dos principais benefícios do Pilates:

* Fortalece a musculatura da coluna;

* Alonga e alinhar a coluna para uma ótima estabilidade de tronco;

* Promove a expansão correta do diafragma;

* Aumenta a flexibilidade, forca e equilíbrio no corpo todo;

* Aumenta a mobilidade nos quadris e braços;

* Auxilia na concentração e melhor execução da técnica;

* Promove melhora na postura em pé durante a corrida;

* Ajuda no desempenho e função corporal.

 

☎️ 4726-8522 / 📲 95077-3794 /  www.vittalisa.com.br

🏡 Rua José Urbano Sanches, 91 – Vila Oliveira.

Posted in Uncategorized | Comments Off on PILATES E SEUS BENEFÍCIOS PARA OS CORREDORES!

COMO O PILATES AJUDA NA PREPARAÇÃO DO CORPO PARA A GESTAÇÃO?

Ao iniciar uma gestação, é importante a mulher estar ciente que seu corpo irá sofrer diversas mudanças.E na maioria das vezes, é difícil o corpo estar preparado para suportar essas mudanças que irão acontecer em um curto espaço de tempo, em média 42 semanas.

Por esse motivo, é necessário que se prepare o corpo da melhor forma possível. E o Pilates vem com uma ótima opção para ajudar nessa preparação.

O Método é uma ótima opção pois, fortalece a musculatura, melhora a consciência corporal e ajuda no controle emocional. O que ajuda a amenizar os efeitos negativos durante a gestação.

Vale lembrar que a prática do Método, não significa que ela não sofrerá mudanças e sintomas característicos da gravidez, porém podemos afirmar que será de maneira bem mais suave e saudável.

O ideal é que a mulher já esteja praticando alguma atividade física antes da gravidez. Pois assim sempre irá se manter disposta, saudável, com musculatura forte, prevenida de possíveis patologias e com o corpo muito mais preparado para a gestação.

Porém com a rotina atual da maioria das mulheres, o tempo é escasso e fica difícil equilibrar a vida saudável.

Mas as vezes o fato de se tornar gestante é ponto de partida para iniciar a prática de atividades física e Pilates. E isso já é um ótimo passo para continuar se exercitando e fortalecer a musculatura para o dia a dia.

Agende uma aula experimental na Vittalisa!

 4726-8522 /  95077-3794 /  www.vittalisa.com.br
Rua José Urbano Sanches, 91 – Vila Oliveira.

Posted in Uncategorized | Comments Off on COMO O PILATES AJUDA NA PREPARAÇÃO DO CORPO PARA A GESTAÇÃO?

OS BENEFÍCIOS DO PILATES PARA IDOSOS

O método Pilates para os idosos, é uma das melhores alternativas para o público nessa fase da vida pois combina exercícios com baixo impacto, trabalha os músculos específicos a cada necessidade, a coordenação e o fortalecimento, além da conservação da massa muscular e condicionamento cardiovascular.

O Pilates para idosos, é um exercício físico que não apresenta muito impacto, o que o torna seguro. O método trabalha em áreas do corpo que são fundamentais para qualquer pessoa, principalmente na 3ª idade.

Trabalha principalmentecorrigindo a postura, ativando a circulação e tencionando os músculos, através de exercícios de alongamentos, que estimulam o corpo a obter uma maior flexibilidade, recuperando articulações propensas a artrose e dores generalizadas.

Além disso, trabalha os músculos profundos, incluindo os que controlam o fluxo da urina e impurezas sólidas do corpo, prevenindo a incontinência urinária e fecal, muito frequente nessa idade.

Nessa fase da vida existem diversas limitações em atividades diárias, como sentar e levantar, amarrar um tênis, dentre outros e o Pilates pode tornar essas tarefas mais fáceis de ser realizadas.

Os benefícios do Método Pilates para idosos incluem também; o aumento da densidade óssea, melhoria da flexibilidade nas articulações e postura, aumento da capacidade respiratória e cardiovascular, proporcionando satisfação total aos praticantes que desejam obter melhoria da qualidade de vida.

Agende uma aula experimental na Vittalisa!

 4726-8522 /  95077-3794 /  www.vittalisa.com.br
Rua José Urbano Sanches, 91 – Vila Oliveira.

Posted in Uncategorized | Comments Off on OS BENEFÍCIOS DO PILATES PARA IDOSOS

PILATES APLICADO PARA DOR NA COLUNA

Diante da realidade mundial de dor na coluna, ou seja, quem não tem terá um dia, mas é possível evitarmos ao máximo essas dores através de um programa de reeducação postural e exercícios específicos para aliviar as dores e/ou evitá-las.

O método Pilates consiste em um programa de exercícios que envolve todo um trabalho de conscientização corporal através da prática física. O Pilates como método para dor na coluna será baseado em 3 pontos principais:

Contrologia: controle consciente de todos músculos do corpo. Serão realizados exercícios que utilizam o power house (músculos abdominais) para aliviar as dores na coluna e ao mesmo tempo trabalhar condicionamento físico.

Respiração: será utilizada uma respiração abdominal para despertar as células no corpo e eliminar os detritos relacionados a fadiga. O aluno/paciente irá inspirar na preparação do exercício e expirar na realização do movimento.

Concentração: é a capacidade de concentrar a mente e o corpo a realizar o exercício da maneira melhor possível, sempre respeitando limites de dor.

A partir desses pontos iremos realizar a sequência de exercícios de fortalecimento muscular, alongamento, exercícios posturais para a dor na coluna e a consciência corporal através da mobilidade e correções a ser realizada para dar continuidade do tratamento na vida diária.

Agende uma aula experimental na Vittalisa!

 4726-8522 /  95077-3794 / 🖥️ www.vittalisa.com.br
Rua José Urbano Sanches, 91 – Vila Oliveira.

Posted in Uncategorized | Comments Off on PILATES APLICADO PARA DOR NA COLUNA

CONHEÇA O PILATES SOLO OU MAT PILATES

O Pilates Mat ou de solo consiste na realização de um conjunto de exercícios controlados que envolvem a participação de corpo e mente proporcionando um desenvolvimento harmonioso de toda a musculatura do corpo. E todos esses exercícios são realizados sobre um tapete.

A combinação de movimentos de mobilidade, força e flexibilidade ajuda a melhorar a postura, reduz o stress e tensões musculares, criando um corpo longilíneo e saudável.

Na verdade, a lista de benefícios dessa forma de treino é muito extensa: melhoria da consciência corporal, melhoria da postura, melhoria na qualidade da respiração, tonificação muscular, coordenação e equilíbrio.

A utilização do peso do corpo como carga tensional nos exercícios aumenta consideravelmente o nível de dificuldade, e por isso, muitos dos exercícios realizados no MAT devem ser adaptados ao nível dos alunos. Apenas um aluno muito experiente conseguirá realizar o repertório original de Pilates na sua perfeição, e mesmo assim, como todos os praticantes, precisará de uma correção ativa por parte do professor. Enquanto isso, o Pilates de aparelho é destinado aos treinos individualizados ou com necessidades específicas de treinamento.

O Pilates MAT prima pela qualidade de execução do movimento e não pela quantidade de exercícios ou de repetições. Todos os movimentos devem ser realizados com muita concentração e consciência corporal, utilizando a força de gravidade para fortalecer a musculatura. A musculatura abdominal é o foco central desses exercícios e sua ativação deve estar sincronizada com a respiração torácica lateral.

E é justamente os exercícios de MAT que são mais exigentes do ponto de vista da ativação do centro (powerhouse) e manutenção da coluna neutra. Isso porque, não existe nenhum equipamento a ajudar a manter o alinhamento ou a aliviar a intensidade do esforço. Por isso, quem acredita que o treino nos grandes aparelhos é mais intenso fisicamente do que o treino no MAT está enganado!

Os principais acessórios utilizados na aula de Pilates MAT, que ajudam a desafiar ou a facilitar o aluno a desenvolver a flexibilidade, a força e a capacidade perceptiva são: bola, foam roller, isotoner, thera band, molas, minibolas e bases de equilíbrio.

 

Venha conhecer e ficar por dentro do mundo Pilates!

 

Marque uma aula experimental!

☎️ 4726-8522 ou 📲 95077-3794

www.vittalisa.com.br

Posted in Uncategorized | Comments Off on CONHEÇA O PILATES SOLO OU MAT PILATES

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO PILATES SUSPENSO

 

 

* Melhora da Coordenação Motora

* Amplia a Força

* Aumenta a Flexibilidade

* Proporciona Prazer e Bem-Estar

* Evita Patologias

* Reabilita as Lesões Existentes

* Previne as Dores

* Melhora a Qualidade do Sono

* Melhora a Resistência Física

* Melhora a Postura

* Proporciona um Enorme Relaxamento do Corpo e da Mente

* Aumenta a Concentração

* Fortifica os Pulmões

* Expande a Consciência Corporal

* Evita Problemas Neurológicos

* Alonga a Musculatura

* Garante Estabilidade Corporal

* Auxilia no Condicionamento Físico

* Ajuda no Processo de Emagrecimento.

Imagem: google

 

Gostou?

Então venha conhecer o Pilates Suspenso!

 

Agende uma aula experimental na Vittalisa!

☎️ 4726-8522 / 📲 95077-3794 / 🖥️ www.vittalisa.com.br<br>

Rua José Urbano Sanches, 91 – Vila Oliveira.

Posted in Uncategorized | Comments Off on CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO PILATES SUSPENSO

PILATES PARA TODAS AS IDADES

Com o passar do tempo, o pilates se adaptou às particularidades de cada etapa da vida: crianças, adultos, gestantes e idosos podem investir no exercício.

Crianças
Para o público infantil, os métodos são lúdicos e geralmente não se usam os aparelhos. Um benefício é a melhora da postura e o conhecimento do corpo, que perdura para sempre.

Adultos
Os movimentos que visam o fortalecimento muscular, coordenação e equilíbrio garantem, no fim das contas, proteção contra lesões. Isso sem contar que há uma relação entre essa atividade física e a redução de dores, principalmente as lombares.

Gestantes
Há restrições claras, como exercícios de alta carga ou que exijam muito das articulações. Mas, seguidas essas regras, o pilates combate incômodos comuns da gravidez, além de desenvolver músculos que ajudarão a tornar o parto mais tranquilo.

Idosos
Quem lança mão da modalidade após os 60 anos apresenta um menor risco de sofrer quedas que, aliadas à osteoporose, podem causar fraturas. Só deve haver acompanhamento próximo e cuidados com doenças como a artrose.

Agende uma aula experimental na Vittalisa!

☎️ 4726-8522 / 📲 95077-3794 / 🖥️ www.vittalisa.com.br
Rua José Urbano Sanches, 91 – Vila Oliveira.

Posted in Uncategorized | Comments Off on PILATES PARA TODAS AS IDADES

OS BENEFÍCIOS DO PILATES PARA IDOSOS

O método Pilates para os idosos, é uma das melhores alternativas para o público nessa fase da vida pois combina exercícios com baixo impacto, trabalha os músculos específicos a cada necessidade, a coordenação e o fortalecimento, além da conservação da massa muscular e condicionamento cardiovascular.

O Pilates para idosos, é um exercício físico que não apresenta muito impacto, o que o torna seguro. O método trabalha em áreas do corpo que são fundamentais para qualquer pessoa, principalmente na 3ª idade.

Trabalha principalmente corrigindo a postura, ativando a circulação e tencionando os músculos, através de exercícios de alongamentos, que estimulam o corpo a obter uma maior flexibilidade, recuperando articulações propensas a artrose e dores generalizadas.

Além disso, trabalha os músculos profundos, incluindo os que controlam o fluxo da urina e impurezas sólidas do corpo, prevenindo a incontinência urinária e fecal, muito frequente nessa idade.

Nessa fase da vida existem diversas limitações em atividades diárias, como sentar e levantar, amarrar um tênis, dentre outros e o Pilates pode tornar essas tarefas mais fáceis de ser realizadas.

Os benefícios do Método Pilates para idosos incluem também o aumento da densidade óssea, melhoria da flexibilidade nas articulações e postura, aumento da capacidade respiratória e cardiovascular, proporcionando satisfação total aos praticantes que desejam obter melhoria da qualidade de vida.

Agende uma aula experimental na Vittalisa!

☎️ 4726-8522 / 📲 95077-3794 / 🖥️ www.vittalisa.com.br
Rua José Urbano Sanches, 91 – Vila Oliveira.

Posted in Uncategorized | Comments Off on OS BENEFÍCIOS DO PILATES PARA IDOSOS

COMO O PILATES AJUDA NA PREPARAÇÃO DO CORPO PARA A GESTAÇÃO?

Ao iniciar uma gestação, é importante a mulher estar ciente que seu corpo irá sofrer diversas mudanças. E na maioria das vezes, é difícil o corpo estar preparado para suportar essas mudanças que irão acontecer em um curto espaço de tempo, em média 42 semanas.

Por esse motivo, é necessário que se prepare o corpo da melhor forma possível. E o Pilates vem com uma ótima opção para ajudar nessa preparação.

O Método é uma ótima opção pois, fortalece a musculatura, melhora a consciência corporal e ajuda no controle emocional. O que ajuda a amenizar os efeitos negativos durante a gestação.

Vale lembrar que a prática do Método, não significa que ela não sofrerá mudanças e sintomas característicos da gravidez, porém podemos afirmar que será de maneira bem mais suave e saudável.

O ideal é que a mulher já esteja praticando alguma atividade física antes da gravidez. Pois assim sempre irá se manter disposta, saudável, com musculatura forte, prevenida de possíveis patologias e com o corpo muito mais preparado para a gestação.

Porém com a rotina atual da maioria das mulheres, o tempo é escasso e fica difícil equilibrar a vida saudável.

Mas as vezes o fato de se tornar gestante é ponto de partida para iniciar a prática de atividades física e Pilates. E isso já é um ótimo passo para continuar se exercitando e fortalecer a musculatura para o dia a dia.

Agende uma aula experimental na Vittalisa!

☎️ 4726-8522 / 📲 95077-3794 / 🖥️ www.vittalisa.com.br

Rua José Urbano Sanches, 91 – Vila Oliveira.

Posted in Uncategorized | Comments Off on COMO O PILATES AJUDA NA PREPARAÇÃO DO CORPO PARA A GESTAÇÃO?

PRATICAR PILATES AJUDA A DEFINIR O CORPO?

A imagem pode conter: 1 pessoa

 

Pilates é um exercício desenvolvido com o enfoque de priorizar o equilíbrio do corpo, utilizando de núcleos de força e flexibilidade, garantindo movimentos eficientes e ótimos para todas as idades.

O benefício principal é que as pessoas se tornam mais fortes e mais capazes de realizar uma grande gama de atividades de forma facilitada.

Portanto ao se exercitar com esse método as pessoas ganham resistência, elasticidade, equilíbrio e força. Além de melhorar o sistema respiratório, os músculos da pélvis e melhorar a postura.

E podemos ver maiores benefícios no que diz respeito à perda de peso e aumento da massa muscular, já que é preciso lembrar que o pilates é um exercício que apresenta um treinamento baseado na força.

Com esse ganho de massa muscular o seu corpo ficará cada vez mais definido, mas é preciso entender que por mais que o Pilates consiga fazer o praticante perder peso e ficar com o corpo mais definido, ele por si só não fará todo o milagre. Portanto, para ter o seu corpo definido de forma mais rápida é preciso associar esse treinamento com exercícios aeróbicos e ficar sempre em dia com uma dieta saudável e mais equilibrada possível.

Agende uma aula experimental na Vittalisa!

☎️ 4726-8522 / 📲 95077-3794 / 🖥️ www.vittalisa.com.br
Rua José Urbano Sanches, 91 – Vila Oliveira.

Posted in Uncategorized | Comments Off on PRATICAR PILATES AJUDA A DEFINIR O CORPO?