OS BENEFÍCIOS DO PILATES PARA A TERCEIRA IDADE

O método Pilates para os idosos, é uma das melhores alternativas para o público nessa fase da vida pois combina exercícios com baixo impacto, trabalha os músculos específicos a cada necessidade, a coordenação e o fortalecimento, além da conservação da massa muscular e condicionamento cardiovascular.

O Pilates para idosos, é um exercício físico que não apresenta muito impacto, o que o torna seguro. O método trabalha em áreas do corpo que são fundamentais para qualquer pessoa, principalmente na 3ª idade.

Trabalha principalmentecorrigindo a postura, ativando a circulação e tencionando os músculos, através de exercícios de alongamentos, que estimulam o corpo a obter uma maior flexibilidade, recuperando articulações propensas a artrose e dores generalizadas.

Além disso, trabalha os músculos profundos, incluindo os que controlam o fluxo da urina e impurezas sólidas do corpo, prevenindo a incontinência urinária e fecal, muito frequente nessa idade.

Nessa fase da vida existem diversas limitações em atividades diárias, como sentar e levantar, amarrar um tênis, dentre outros e o Pilates pode tornar essas tarefas mais fáceis de ser realizadas.

Os benefícios do Método Pilates para idosos incluem também  o aumento da densidade óssea, melhoria da flexibilidade nas articulações e postura, aumento da capacidade respiratória e cardiovascular, proporcionando satisfação total aos praticantes que desejam obter melhoria da qualidade de vida.

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EXERCÍCIOS DE PILATES NA BOLA: COMO REABILITAR PARA A DOR NA COLUNA LOMBAR

Predominantemente, as principais causas da dor lombar são os problemas posturais: sejam para sentar, levantar ou carregar objetos pesados. Atividades cotidianas que sobrecarregam as articulações das vértebras, ou da coluna, também podem causar dor nessa região.

Outras possíveis causas são:

Infecção ou inflamação; Artrose; Hérnia de disco; Escorregamento de vértebras (espondilolistese); Osteoporose; Estenose do canal; Lesões esportivas; Traumas por quedas; Compressão das raízes nervosas; Espondilite anquilosante; Estiramento muscular e de ligamento; Doença degenerativa do disco; Disfunção da articulação; Deformidades;

Fatores de risco para Dor Lombar.

Além de doenças subjacentes, outros fatores de risco podem elevar o risco para dor lombar, incluindo:
* Idade
* Nível de Condicionamento Físico
* Gravidez
* Genética
* Ganho de Peso
* Fatores de risco ocupacionais
* Fatores de saúde mentais
* Sobrecarga de mochilas em criança.

Método Pilates e a Reabilitação da Dor Lombar

O método Pilates, possui um papel fundamental na prevenção e melhora da dor lombar através de Exercícios de Pilates na Bola específicos que são executados por movimentos funcionais, aliviando dessa forma tensões e dores.

Além de melhorar a postura, a consciência corporal, a flexibilidade, a força e a estabilização do centro (região lombo pélvica) e o aprimoramento do equilíbrio e da propriocepção.

Inúmeras vezes, nossos alunos pedem orientação para realizar exercícios sozinhos em casa, principalmente visando o alivio da dor em alguma determinada região.

A maioria dos praticantes de Pilates de estúdio fazem a atividade apenas duas vezes por semana, dessa forma nos outros dias da semana acabam não realizando nenhuma atividade.

Mas, temos que destacar que a modalidade solo ou em bola exigem mais força, resistência e flexibilidade ou seja, em casos de patologias o indicado seria a modalidade Pilates em Aparelhos.

Pois nessa modalidade o aluno terá mais consciência corporal, ganhará mais flexibilidade e força com a ajuda das molas nos aparelhos.

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Aula das 20hs no circuito Pilates! 💁

“Não deixe para amanhã o Pilates de hoje”

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A IMPORTÂNCIA E BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO NO PILATES

O alongamento já faz parte do nosso dia a dia em diversas situações, seja aquela espreguiçada ao acordar, ao pegar algum objeto no alto do armário ou no banco de trás do carro, ao trocar uma lâmpada, ao coçar o meio das costas, entre outras ocasiões.

A inatividade física assim como lesões e patologias podem diminuir a amplitude de movimento e consequentemente a flexibilidade articular, provocando movimentos compensatórios de outros músculos ou articulações e limitando a funcionalidade, seja das atividades diárias ou do desempenho desportivo.

Nesses casos, os exercícios de alongamento no Pilates são aplicados para promover a extensibilidade muscular, reduzindo o risco de lesões e devolvendo a amplitude de movimento normal à articulação, tornando-a flexível e saudável.

Os principais benefícios que podemos adquirir através da prática dos exercícios de alongamento do Método Pilates incluem:

•Desenvolver a Flexibilidade;
•Restaurar ou Aumentar a Amplitude de Movimento;
•Aumentar a Mobilidade dos Tecidos Moles Adjacentes;
•Prevenir o Encurtamento Muscular;
•Prevenir e Reduzir o Risco de Lesões Musculotendinosas e Articulares;
•Preparar o Corpo para as Atividades Físicas;
•Reduzir a Fadiga e Dor Pós Exercícios;
•Melhorar a Função e a Postura;
•Ativar o Sistema Circulatório e Aumentar a Irrigação Sanguínea Muscular;
•Desenvolver a Consciência Corporal e a Coordenação Motora;
•Os Exercícios de Alongamento no Pilates podem Combater o Stress Físico e Mental, relaxando a musculatura e liberando substancias como endorfina e serotonina, hormônios relacionados ao prazer e bem-estar.

Viu só como o Método Pilates está presente sempre em nossas vidas?

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Você conhece o termo Contrologia???

O termo contrologia é baseado no objetivo principal do método: O controle da mente sobre o corpo.

Joseph foi um dos primeiros estudiosos a considerarem uma visão holística do corpo. Ele próprio definia a contrologia como “arte do controle e equilíbrio entre mente e corpo em sua totalidade”.

Ou seja, seu método visa o completo conhecimento e ciência dos mecanismos e estruturas funcionais corporais, relacionados com a influência dos princípios da gravidade e equilíbrio, sempre aplicados aos movimentos.

Essa técnica é definida como o controle consciente da totalidade de movimentos musculares do corpo humano. Por meio dela atinge-se a correta coordenação do corpo, da mente e do espírito.

Joseph acreditava na possibilidade de se desenvolver através de seu método um corpo uniforme, com correções de posturas inadequadas, a restauração da vitalidade física, o fortalecimento da mente e até mesmo a elevação do espírito.

A Contrologia foi desenvolvida para resultar em uma maior flexibilidade, para expandir a graça natural dos movimentos, desenvolver habilidades motoras e a força muscular.

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CIRCUITO PILATES

AULA DE HOJE AS 20HS

Circuito Pilates 💜

COMO FUNCIONA:

✔ O Circuito Pilates é o MIX das modalidades, ou seja, nessa aula temos exercícios com aparelhos, exercícios suspensos, exercícios com bola e acessórios;
✔ Diferente das outras modalidades que são por número de repetições, nessa aula os exercícios são cronometrados, sendo assim uma das aulas mais dinâmicas do Pilates e com maior gasto calórico;
✔ Essa aula pode ter no máximo 5 pessoas por turma;
✔ Cada aula tem a duração de 55min;
✔Todas as aulas são ministradas por Fisioterapeutas especializadas no método.

Entre em contato e agende agora mesmo sua aula experimental! ☺

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O QUE É O PILATES?

Tudo o que você precisa saber!

Pilates é um conjunto de exercícios criados pelo alemão chamado Joseph Pilates, em meados de 1920, que são realizados nos Solo ou em Equipamentos exclusivos, que visa o total e completo controle e conexão entre corpo e mente, devolvendo e restaurando a saúde de indivíduos em condições patológicas assim como promovendo um aumento da qualidade de vida para pessoas saudáveis.

Para quem nunca praticou, os exercícios de Pilates surpreendem pela suavidade, porque não têm alto impacto como outras atividades físicas.

O Método ainda garante condicionamento físico e pode ser usado para a reabilitação física ou como alternativa fitness e até mesmo na ajuda do emagrecimento e definição muscular.

A principal vantagem da prática é que ela é acessível a todas as pessoas, desde um atleta de alto rendimento até idosos com mobilidade reduzida. Crianças, gestantes e deficientes também pode praticar.

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COMO O PILATES AJUDA NA PREPARAÇÃO DO CORPO PARA A GESTAÇÃO ?

Ao iniciar uma gestação, é importante a mulher estar ciente que seu corpo irá sofrer diversas mudanças. E na maioria das vezes, é difícil o corpo estar preparado para suportar essas mudanças que irão acontecer em um curto espaço de tempo, em média 42 semanas.

Por esse motivo, é necessário que se prepare o corpo da melhor forma possível. E o Pilates vem com uma ótima opção para ajudar nessa preparação.

O Método é uma ótima opção pois, fortalece a musculatura, melhora a consciência corporal e ajuda no controle emocional. O que ajuda a amenizar os efeitos negativos durante a gestação.

Vale lembrar que a prática do Método, não significa que ela não sofrerá mudanças e sintomas característicos da gravidez, porém podemos afirmar que será de maneira bem mais suave e saudável.

O ideal é que a mulher já esteja praticando alguma atividade física antes da gravidez. Pois assim sempre irá se manter disposta, saudável, com musculatura forte, prevenida de possíveis patologias e com o corpo muito mais preparado para a gestação.

Porém com a rotina atual da maioria das mulheres, o tempo é escasso e fica difícil equilibrar a vida saudável.

Mas as vezes o fato de se tornar gestante é ponto de partida para iniciar a prática de atividades física e Pilates. E isso já é um ótimo passo para continuar se exercitando e fortalecer a musculatura para o dia a dia.

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BOM DIA!

Já se alongou hoje???

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PILATES APLICADO PARA DOR NA COLUNA

Diante da realidade mundial de dor na coluna, ou seja, quem não tem terá um dia, mas é possível evitarmos ao máximo essas dores através de um programa de reeducação postural e exercícios específicos para aliviar as dores e/ou evitá-las.

O método Pilates consiste em um programa de exercícios que envolve todo um trabalho de conscientização corporal através da prática física. O Pilates como método para dor na coluna será baseado em 3 pontos principais:

👆 (Imagem)

A partir desses pontos iremos realizar a sequência de exercícios de fortalecimento muscular, alongamento, exercícios posturais para a dor na coluna e a consciência corporal através da mobilidade e correções a ser realizada para dar continuidade do tratamento na vida diária.

Créditos: blogpilates

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