ESPECIAL PILATES PARA DEFICIENTES FÍSICOS: CONHEÇA CÁSSIO DUTRA.

O método pode ser utilizado na reabilitação e pós-reabilitação em inúmeros casos de lesões, pós-cirúrgicas, complicações articulares e genéticas e transtornos neurológicos.

Para se ter uma ideia do quão benéfico o método é, a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), utiliza o Pilates para Deficientes Físicos na reabilitação. O Pilates é trabalhado em crianças com Paralisia Cerebral e má formação congênita. Além de portadores de doenças neuromusculares e lesões encefálicas adquiridas na infância.

PILATES COMO EXERCÍCIO FÍSICO

Instrutores de Pilates para deficientes físicos, precisam estar cientes de que as aulas precisam ser individualizadas. Isso porque os exercícios precisam ser adaptados às necessidades do cliente.

O assunto abrange diversas patologias, detalhes, características e sintomas. Não existe exercício padrão para se utilizar o Pilates para Deficientes Físicos.

Portanto, cabe ao instrutor compreender as capacidades do aluno para que o mesmo crie confiança no seu trabalho.

Uma anamnese bem feita, condutas, exercícios bem escolhidos baseados nos achados na anamnese fazem com que o horário de aula seja otimizado trazendo os resultados.

 

BENEFÍCIOS DO PILATES PARA DEFICIENTES FÍSICOS

 

O Método Pilates foi criado com o intuito de reabilitar e fortalecer o corpo dos praticantes. Trabalhando todos os músculos em diversos exercícios.

Aliado a isso, o Pilates para Deficientes Físicos  pode trazer melhora na autoestima, pode garantir autonomia e promove a socialização das pessoas com deficiência. Além de claro, melhorarem a coordenação motora, a postura, a flexibilidade e o equilíbrio.

A Contrologia desenvolvida por Joseph Pilates, é um importante aliado no processo de reabilitação e pós-reabilitação nos casos de pós-cirurgias, lesões, complicações genéticas e articulares, inclusive os transtornos neurológicos.

Em cadeirantes, por exemplo, os exercícios de Pilates para Deficientes Físicos podem ajudar na diminuição das dores nas costas provocadas pela má postura. As atividades impedem, também, novos desvios posturais e de coluna.

Veja a matéria completa em> http://blogpilates.com.br/especial-pilates-para-deficientes-fisicos/

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QUAL DOS PRINCÍPIOS DO MÉTODO PILATES É O QUERIDINHO DOS ALUNOS?

Que o Pilates é uma das melhores opções de exercício físico você já sabe, no entanto vamos falar hoje sobre um dos princípios desse grande Método, que aliás é o queridinho de muitos alunos!!!

Como Joseph afirmava, a Contrologia tem por resultado o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo, assim aplicando todos os princípios do método que tem bases em fundamentos anatômicos, fisiológicos e cinesiológicos, que são: Concentração, Controle, Precisão, Centramento, Respiração e Movimento fluido.

Hoje vamos falar do Centro de Força, Core ou Power House .

Centro – mais conhecido como power house é o foco de todos os exercícios do método, pois o fortalecimento dessa musculatura proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento com menor gasto energético aos movimentos;

Controlar a musculatura do Centro de Força durante a ativação ainda pode te deixar com uma cintura e abdômen mais definidos…quer coisa melhor que isso?

Além disso, podemos falar que a ativação do Power House; melhora o funcionamento dos órgãos internos, melhora o equilíbrio, previne as lesões, diminui as dores lombares e estabiliza a coluna.

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ABORDAGEM DO MÉTODO PILATES PARA CRIANÇAS

Joseph Pilates já dizia: “Primeiro eduque a criança”.

Educando primeiro a criança, a colocamos em uma melhor qualidade de vida, bem como, prevenindo possíveis alterações posturais que podem assim ser desencadeados, resultante do sedentarismo, e até da alimentação incorreta.

Tudo isso fazendo com que a mesma no decorrer do seu processo de desenvolvimento, torna-se um adulto mais saudável.

A inserção do Pilates para crianças pode se dar à partir dos 4 anos de idade, como relato de Joseph, desde que em turmas especializadas, formada só com crianças.

A inserção da criança nesta fase irá fazer com que ela comece a conhecer o seu corpo, através dos movimentos realizados do método, pois na infância é o período no qual se adquire a maior gama de habilidades motoras, sendo de maneira mais aceitável.

Os exercícios aplicados deve seguir uma sequência pedagógica de ensino, trabalhando o lúdico como forma de aprendizado e aprimoramento de informação, como se fosse uma brincadeira, para não desestimular os alunos e ao mesmo tempo conseguir corrigir os maus hábitos gerados pela má postura.

A rotina da maioria das crianças hoje é recheada de atividades extra-curriculares como cursos e esportes. O Pilates proporciona relaxamento muscular e alívio ao stress causado por tantos compromissos.

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O MÉTODO PILATES COMO TRATAMENTO DA ESCOLIOSE

Independentemente do tipo de escoliose, a sua instalação e fixação está sempre relacionada com uma retração assimétrica dos músculos espinhais.

Os músculos espinhais são um conjunto de músculos estáticos da coluna vertebral, a sua função é sustentar e erguer a coluna. Isto só é possível graças ao seu trabalho permanente e ao bom equilíbrio das tensões reciprocas entre os músculos do lado direito e esquerdo. É graças a estes músculos estáticos que conseguimos alcançar o equilíbrio entre os nossos ossos e articulações.

Numa escoliose, o bom equilíbrio da coluna vertebral está comprometido, perante o desequilíbrio os músculos espinhais. Que são responsáveis pela estabilidade da coluna, e os grupos musculares envolvidos contraem-se e retraem-se mais de um lado do que do outro.

O método Pilates surge como uma opção muito eficaz no tratamento da escoliose. Porque consegue trabalhar grupos musculares profundos e que estão diretamente relacionados com a estabilização da coluna vertebral.

Um dos princípios do Pilates consiste na centralização da força, o denominado “Power House”. Com o fortalecimento da coluna o principal músculo alcançado é o transverso do abdômen, que é considerado a base para o tratamento de reforço e estabilidade da coluna.

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A IMPORTÂNCIA E BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO NO PILATES

O alongamento já faz parte do nosso dia a dia em diversas situações, seja aquela espreguiçada ao acordar, ao pegar algum objeto no alto do armário ou no banco de trás do carro, ao trocar uma lâmpada, ao coçar o meio das costas, entre outras ocasiões.

A inatividade física assim como lesões e patologias podem diminuir a amplitude de movimento e consequentemente a flexibilidade articular, provocando movimentos compensatórios de outros músculos ou articulações e limitando a funcionalidade, seja das atividades diárias ou do desempenho desportivo.

Nesses casos, os exercícios de alongamento no Pilates são aplicados para promover a extensibilidade muscular, reduzindo o risco de lesões e devolvendo a amplitude de movimento normal à articulação, tornando-a flexível e saudável.

Os principais benefícios que podemos adquirir através da prática dos exercícios de alongamento do Método Pilates incluem:

•Desenvolver a Flexibilidade;
•Restaurar ou Aumentar a Amplitude de Movimento;
•Aumentar a Mobilidade dos Tecidos Moles Adjacentes;
•Prevenir o Encurtamento Muscular;
•Prevenir e Reduzir o Risco de Lesões Musculotendinosas e Articulares;
•Preparar o Corpo para as Atividades Físicas;
•Reduzir a Fadiga e Dor Pós Exercícios;
•Melhorar a Função e a Postura;
•Ativar o Sistema Circulatório e Aumentar a Irrigação Sanguínea Muscular;
•Desenvolver a Consciência Corporal e a Coordenação Motora;
•Os Exercícios de Alongamento no Pilates podem Combater o Stress Físico e Mental, relaxando a musculatura e liberando substancias como endorfina e serotonina, hormônios relacionados ao prazer e bem-estar.

Viu só como o Método Pilates está presente sempre em nossas vidas?

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CONHEÇA 10 BENEFÍCIOS DO PILATES PARA MULHERES!

Como já dissemos, o Método Pilates oferece benefícios para todos os grupos de pessoas, homens, mulheres, idosos…. Porém há diversos benefícios para áreas específicas do corpo e mente das mulheres.

O Pilates para mulheres pode contribuir em todas as fases da vida, desde jovem com o desenvolvimento do corpo, até na terceira idade com patologias que tem maior incidência em mulheres.

Além disso, o Método contribui para os aspectos funcionais, sociais, neurológicos, funcionais das mulheres. Sem esquecer de todos os benefícios oferecidos em uma época muito importante na vida de algumas mulheres: a gestação.

Sendo assim, vamos conhecer 10 itens do pilates em benefício na vida das mulheres!

Vamos lá?

1. Equilíbrio de corpo, mente e espírito.
2. Condicionamento físico.
3. Fortalecimento dos músculos do corpo.
4. Emagrecimento.
5. Fortalecimento da musculatura superficial e profunda do abdômen.
6. Boa postura.
7. Ameniza sintomas típicos da variação hormonal: Menopausa, pós-menopausa e sintomas de TPM.
8. Tratamento e prevenção da incontinência urinária.
9. Benefícios do Pilates  para gestantes.
10. Aumento da autoestima.

Listamos somente 10 benéficios do Pilates para a vida das mulheres, dentre esses tem muito mais! 😉

Venha conhecer o Pilates! 😍

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HOJE É O DIA MUNDIAL DOS IDOSOS! VAMOS CONHECER OS BENEFÍCIOS DO GRANDE MÉTODO PILATES PARA OS IDOSOS

O método Pilates para os idosos, é uma das melhores alternativas para o público nessa fase da vida pois combina exercícios com baixo impacto, trabalha os músculos específicos a cada necessidade, a coordenação e o fortalecimento, além da conservação da massa muscular e condicionamento cardiovascular.

O Pilates para idosos, é um exercício físico que não apresenta muito impacto, o que o torna seguro. O método trabalha em áreas do corpo que são fundamentais para qualquer pessoa, principalmente na 3ª idade.

Trabalha principalmentecorrigindo a postura, ativando a circulação e tencionando os músculos, através de exercícios de alongamentos, que estimulam o corpo a obter uma maior flexibilidade, recuperando articulações propensas a artrose e dores generalizadas.

Além disso, trabalha os músculos profundos, incluindo os que controlam o fluxo da urina e impurezas sólidas do corpo, prevenindo a incontinência urinária e fecal, muito frequente nessa idade.

Nessa fase da vida existem diversas limitações em atividades diárias, como sentar e levantar, amarrar um tênis, dentre outros e o Pilates pode tornar essas tarefas mais fáceis de ser realizadas.

Os benefícios do Método Pilates para idosos incluem também  o aumento da densidade óssea, melhoria da flexibilidade nas articulações e postura, aumento da capacidade respiratória e cardiovascular, proporcionando satisfação total aos praticantes que desejam obter melhoria da qualidade de vida.

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COMO O MÉTODO PILATES PODE AUXILIAR NO TRATAMENTO DA ARTROSE?

Dentre as técnicas de reabilitação para a artrose de joelho, encontramos em larga escala de utilização, a aplicação do Método Pilates.

Partindo do princípio de que o Método Pilates é capaz de conferir aumento de estabilidade central e segmentar do corpo, aumentar a flexibilidade e a força muscular, melhorar o alinhamento postural e, principalmente, integrar o corpo e a mente de forma equilibrada.

Podemos então compreender que sua aplicação se faz válida para qualquer que seja a patologia musculoesquelética a ser tratada, até mesmo as de origem reumatológica, que são, sabidamente, de difícil manipulação e manutenção.

O sucesso da aplicação do Método na modalidade clínica, ou seja, de reabilitação, se dá pelo fato de ser uma técnica inovadora que compreende o envolvimento e a preconização de fatores importantíssimos. Tais como concentração, controle, centro, equilíbrio, fluidez, precisão, respiração, imaginação, intuição e integração.

Trabalhando o corpo de forma integral e sincronizada, ele se tornou um dos grandes protagonistas na luta pela reabilitação do aparelho musculoesquelético.

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OS ALONGAMENTOS NO PILATES

O método Pilates é uma ótima ferramenta para trabalhar a flexibilidade. A técnica comumente trabalha o alongamento dinâmico, e não estático. O alongamento estático é aquele em que se pede para o indivíduo se manter em uma posição onde o músculo é alongado por pelo menos 30 segundos, e visa mudar a estrutura muscular.

Já os alongamentos dinâmicos visam realizar os movimentos no máximo de sua amplitude fisiológica, de forma fluida e funcional. É realizado de forma ativa, utilizando a força de músculos agonistas e o relaxamento dos antagonistas.

Além disso, o Pilates também trabalha exaustivamente a respiração e a concentração (estão nos princípios da técnica!), e vimos que estes fatores têm influência direta na capacidade de flexibilidade articular.

Todos os exercícios do Pilates combinam os movimentos com o controle da respiração, além de exigir uma concentração mente-corpo em todos os movimentos realizados.

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A Prática do Pilates!

Para obter bons resultados é aconselhável praticar o pilates de duas a três vezes por semana. O corpo costuma responder muito rápido à atividade, mas o tempo para alcançar a forma física desejada varia de individuo para indivíduo, de acordo com seu biotipo e metabolismo.

Quando comparado com outras modalidades esportivas e atividades físicas, o pilates se destaca pela qualidade de seus movimentos e garantia da segurança do corpo em cada exercício. As modificações no corpo são facilmente perceptíveis, deixando todos seus praticantes bem satisfeitos.

As aulas de pilates normalmente duram em média uma hora e são sempre bem variadas evitando-se assim a monotonia. Há pouco desgaste físico e pouca repetição de movimentos, que são suaves e lentos. Pode ser feito sem nenhum aparelho (pilates de solo) ou com acessórios específicos como as bolas, bandas, rolos entre outros.

Como pode perceber nem sempre é necessário sofrimento para exercita-se, o foco central do pilates é uma melhor qualidade de vida, através da melhora da saúde e do bem estar. Por isso, o pilates é hoje um dos métodos mais procurados, pois seus exercícios unem corpo e mente de forma saudável e equilibrada.

E você, já pratica pilates? Qual sua opinião?

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