DA SÉRIE EQUIPAMENTOS DO MÉTODO PILATES, HOJE VAMOS CONHECER O LADDER BARREL.

 

O Ladder Barrel, traduzido ao pé da letra como “Barril Escada”, é uma das engenhosas invenções de Joseph Pilates.

Esse aparelho de Pilates possui uma superfície curva na forma de barril e uma estrutura que se assemelha a uma escada em madeira conectada a uma espécie de barril por uma base deslizante ajustável ao comprimento da perna do aluno. A escada possui 4 a 5 níveis de altura e tem como função o apoio para os exercícios.

O barril estofado em couro ou em material de borracha tem a função de dar apoio as costas, abdominal e ombros, permitindo um agradável alongamento e ativação da musculatura profunda, mais conhecida como powerhouse.

É um grande equipamento que permite a inclinação do corpo para frente e para trás, isolando toda a musculatura profunda do abdominal. Ele é excelente para movimentos de extensão e flexão da coluna e para o fortalecimento da musculatura do abdômen, pernas, glúteos e coxas.

O Lader Barrel possui como principal função isolar a musculatura profunda que ajuda no controle postural e desafia o corpo trabalhando em todos os planos de movimento possíveis.

É conhecido também por ser eficaz no alongamento dos flexores do quadril e isquiotibiais. Melhora a flexibilidade dessa musculatura em especial, melhora a qualidade da marcha e da corrida, melhora a postura e ajuda a evitar dores nas costas e no quadril, assim como, alguns tipos de lesões.

 

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HOJE VAMOS CONHECER O CADILLAC

A palavra Cadillac evoca luxo, inovação, conversível e com muitos extras que todo carro de grande porte pode oferecer. E não é a toa que Joseph Pilates chamou um de seus equipamentos de Cadillac.

O primeiro Cadillac era um colchão com molas que se assemelha muito ao aparelho utilizado nos dias de hoje. Ele foi criado com o objetivo de ajudar pacientes acamados e possibilitar que pudessem fazer um treino apenas deitado ou sentado.

É o maior e mais completo equipamento que ele criou. Existem vários acessórios para braços e pernas, molas e barras de suspensão, que tornam este equipamento muito completo e versátil. Esse equipamento possibilita um treino específico, quer no âmbito da reabilitação, quer como preparação física de sedentários ou atletas.

O Cadillac também é conhecido como trapézio ou “rack” pois se assemelha a um instrumento de tortura medieval. Permite o fortalecimento dos músculos do powerhouse, da flexibilidade, da mobilidade da coluna, bem como, tonificação muscular dos membros superiores e inferiores. O treino no Cadillac combina os benefícios de um treino realizado no solo (matwork) com a tensão das molas de uma wall unit (parede de molas).

Frequentemente usado para as pessoas que não conseguem fazer com facilidade os exercícios de chão; por isso, o Cadillac pode ser usado no âmbito da fisioterapia em pessoas com mobilidade reduzida.

 

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O QUE É A CHAIR?

 

O que a Chair é capaz de fazer?

 

Acima de tudo, sua principal função é proporcionar oportunidades de trabalhar com maior resistência contra o corpo.

Ela oferece também um trabalho de fortalecimento da parte superior do corpo (pescoço, braços, ombros), bem como, da parte inferior (glúteos e pernas).

O foco na power house e na conexão corpo e mente mais uma vez aplica-se nesse equipamento, tal como em qualquer outro criado por Joseph.

A cadeira designada “cadeira maravilha” faz realmente maravilhas pelo seu corpo.

Ela proporciona um fortalecimento e enorme bem estar da parte inferior da coluna e região pélvica.

É útil também na recuperação rápida de lesões e no alívio de dores musculares.

Embora o projeto da cadeira seja relativamente simples, existe uma infinidade de exercícios que podem ser realizados nelas, fortalecendo não só a musculatura da powerhouse, mas também de braços e pernas.

No entanto pode ser utilizada por praticantes de qualquer nível mas sempre acompanhado de um professor qualificado.

A cadeira oferece menor apoio e maior amplitude de movimento. Isto exige maior força e equilíbrio por parte do praticante.

Por esta razão, tanto os novatos como os mais experientes podem sentir-se desafiados nesse maravilhoso equipamento.

 

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PILATES EM APARELHO

Os aparelhos dão uma sensação de maior segurança, principalmente quando os exercícios exigem maior equilíbrio ou mobilidade na execução dos movimentos.

Alguns alunos preferem os aparelhos muitas vezes por se sentirem melhor supervisionados e num ambiente com menor número de alunos, podendo assim ter mais privacidade e tranquilidade durante as aulas. Pois alunos acabam procurando os aparelhos por indicação dos médicos e fisioterapeutas.

A riqueza de combinações diferentes de exercícios será maior nos aparelhos, pois cada um deles (Cadillac, Reformer, Chair, Barrel, entre outros) trará mais de uma centena de variações possíveis.

O repertório dos aparelhos é bastante rico, se comparando com o Mat Pilates tradicional ou Clássico (Pilates solo). Poderá ser segmentado em exercícios específicos de alongamento, mobilidade de coluna, membros inferiores e superiores e abdominais, além de exercícios globais que exigiram do aluno a utilização de praticamente todos os músculos durante a execução dos mesmos.

Pode-se, também, fazer exercícios mais acrobáticos, como ficar pendurado, executar cambalhotas, virar de ponta cabeça, entre outros, aumentando em muito o grau de dificuldade das aulas.

As correções posturais serão melhor vistas, executadas e entendidas pelo número mais reduzido de alunos.

Muitos instrutores indicam aos seus alunos que façam Pilates solo quando estes estão dominando o de aparelhos. Mas o instrutor também pode ir incluindo exercícios de solo misturados aos de aparelhos durante as aulas.

Devemos sempre levar em consideração as habilidades do aluno para traçar o desenvolvimento das aulas, e sempre lembrar que nem todos os alunos (senão a maioria) terão condição física e necessidade de exercícios avançados e de risco.

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PILATES E SEUS BENEFÍCIOS PARA OS CORREDORES

Imagine um cilindro sendo o seu tronco. A parte da frente seria o seu abdômen, e a parte posterior as sua coluna e músculos ao redor dela. A base do seu cilindro é composta pelos músculos da região pélvica e o topo é composto pelo músculo diafragma.

Com os exercícios de Pilates cria- se um cilindro forte e flexível, capaz de promover diversos benefícios para os corredores.

Para um corredor, ter uma postura é fundamental para o sucesso. A  postura depende muito de um “cilindro” forte. Pilates desenvolve trabalha no fortalecimento desse cilindro o tempo todo.

Uma vez fortalecidos, os músculos podem eventualmente trazer um melhor alinhamento postural, uma melhora no equilíbrio e estabilidade corporal, além de melhorar a sua eficiência e técnica auxiliando nos benefícios da corrida.

Com exercícios adequados, os corredores também verão músculos “estomacais” e glúteos mais fortes – estes músculos são a base de todos os seus movimentos durante a corrida.

Para os corredores, com uma forte estabilidade do tronco, os ombros, pélvis e coluna mantendo-se equilibrados e alinhados farão com que mais energia seja gerada, e através das pernas, obterão uma melhora na velocidade e a resistência.

Pilates para corredores também promove recuperação mais rápida de lesões. Os corredores tendem a se concentrar na técnica e na execução, e não ao condicionamento geral dos músculos. Isso significa que eles podem não trabalhar na força dos membros superiores, na força do tronco ou na integração de todas as partes do corpo em conjunto.

O Pilates ajuda a integrar todo o corpo, em vez de apenas olhar para a cadeia cinética inferior. E o foco em trazer simetria para o corpo torna o complemento ideal para qualquer programa em execução.

A corrida é um movimento simétrico, ao contrário de esportes como hóquei ou tênis ou baseball, que são muito unilaterais.

Pilates acredita no equilíbrio muscular e simétrico, os praticantes que são corredores apresentam vantagem sobre outros que não treinaram, pois o Método fortalece todos os músculos necessários para a corrida:

Abdutores, Adutores, Glúteos, Quadríceps, Isquiotibiais

Também alonga os músculos encurtados que a maioria de nós tem – flexores do quadril, isquiotibiais e os músculos da panturrilha.

Ele permite que você se concentre no alinhamento da cabeça e pescoço em relação à coluna e pelves, descendo as pernas e dedos dos pés. Isso tudo acrescenta à um movimento mais eficiente e menos chances de lesões, acarretando em benefícios da corrida.

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QUEM PODE FAZER PILATES?

Essa pergunta é feita por várias pessoas e estamos aqui para esclarecer sobre o assunto. Ele pode ser praticado pelos mais diferentes grupos, desde o super treinado ao sedentário, do idoso ao adolescente e das grávidas aos pacientes em fase de reabilitação ou com desordens alimentares, ainda podendo ser recomendado como condicionamento e prevenção de lesões para todos os indivíduos. Ou seja, qualquer pessoa, entre 12 e 100 anos e em todos os níveis de condicionamento físico pode fazer Pilates, desde que sejam respeitadas as diferenças individuais e princípios de treinamento desportivo.

 

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DORES NA LOMBAR? NÃO CONSEGUE FAZER ATIVIDADE FÍSICA POR CONTA DE PATOLOGIAS NA COLUNA?? O MÉTODO PILATES VAI TE AJUDAR E MUITO!!! 

 

O método atua no fortalecimento do corpo, especialmente da musculatura abdominal, alonga e proporciona flexibilidade, desenvolve a consciência corporal e melhora a coordenação. Além disso, ajuda a descomprimir lesões na coluna, deixa as articulações mais móveis, desenvolve os músculos que suportam a coluna, aliviando dores crônicas na região e eleva a capacidade de contração muscular. Por possibilitar um treinamento muscular mais específico para a coluna e estabilização vertebral, o Pilates se torna um aliado eficaz no pós-tratamento de patologias associadas à coluna vertebral (hérnia de disco, lombalgia, discopatia degenerativa, artrose) e na prevenção de dores nas costas.

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QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO MÉTODO PILATES?

Os benefícios do Pilates vão além de se trabalhar a força, flexibilidade, alongamento, postura e respiração. O seu corpo começa a funcionar em conjunto com sua mente, transformando sua qualidade de vida de uma forma dinâmica.

 

Veja outros benefícios do Método Pilates:

– Redução do estresse, dores crônicas e tensões;

– Estimulação do sistema circulatório e da oxigenação do sangue;

– Maior mobilidade articular, flexibilidade e relaxamento muscular;

– Melhora da respiração (a capacidade cardiovascular respiratória é aprimorada).

– A técnica de respiração profunda permite uma maior oxigenação do sangue e, assim, o corpo passa a funcionar melhor;

– Ganho de consciência e equilíbrio corporal;

– Melhora da coordenação motora;

– Aumento do condicionamento físico e mental;

– Correção postural;

– Facilita a drenagem linfática e a eliminação das toxinas;

– Fortalecimento dos órgãos internos;

 

Está esperando o quê para fazer parte desse grande método que é o Pilates?!

 

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O QUE É PILATES?

Pilates é uma técnica que trabalha a mente e o corpo, em conjunto, e possui como princípios básicos: concentração, controle, centralização, precisão e respiração. Esses aspectos são responsáveis pela harmonização do organismo durante a prática. Força, tonificação e alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, elegante e saudável.

 

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A IMPORTÂNCIA DAS EXTENSÕES NA PRÁTICA DE PILATES

 

Vivemos em um mundo moderno e totalmente conectado. O volume de informações a que somos expostos diariamente é enorme e temos acesso a tudo o que quisermos bem na palma de nossa mão. Nos dias de hoje é difícil encontrar alguém sem um celular.

Você já parou para pensar quanto tempo do seu dia você passa olhando para o seu?

A posição que nos colocamos enquanto estamos fazendo uso do telefone tem sido a grande responsável por alterações posturais e o surgimento de patologias associadas.

Síndrome do Text Neck é o termo usado para as dores que surgem na região do pescoço ocasionadas pela má postura ao usar o celular e já se transformou em uma questão de saúde pública mundial.

A cabeça anteriorizada, associada a uma hipercifose torácica gera compensações em toda musculatura de cadeia posterior e um grande desequilíbrio na relação entre as musculaturas das cadeias anterior e posterior do nosso corpo.

A sobrecarga de peso na região cervical, ocasionada pela mudança da posição original da cabeça pode atingir 27 kg.

A má postura atinge indivíduos cada vez mais jovens, uma vez que atualmente as crianças são expostas cada vez mais cedo aos aparelhos eletrônicos, substituindo grande parte do tempo de brincadeiras ativas que trabalham a musculatura por períodos de inatividade em frente à tela com jogos virtuais e desenhos infantis.

O trabalho em frente ao computador também exige grande esforço da musculatura que sustenta a nossa coluna e contribui para uma postura cada vez mais cifótica.

COMO A PRÁTICA DE PILATES PODE AJUDAR?

A prática de Pilates é excelente para melhorar posturas inadequadas e promover alívio de tensões e dores.

Os princípios, como o trabalho com ênfase no Power House e a Centralização além da forma como seus exercícios são executados promovem a ativação da musculatura profunda, de ação postural e sustentação do esqueleto, além de trabalhar os músculos mais externos, garantindo ação global em todas as musculaturas.

As extensões e o trabalho das musculaturas extensoras durante a aula de Pilates são de fundamental importância para garantir ao cliente a força muscular necessária nos grupamentos mais exigidos pela má postura dos dias atuais.

A associação de exercícios de fortalecimento, flexibilidade e mobilidade articular promovem o reequilíbrio muscular de forma a devolver o corpo ao seu alinhamento fisiológico, aliviar tensões  desnecessárias e, com isso o alívio de dores, melhorando assim a qualidade de vida do cliente.

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