O PILATES NA INCONTINÊNCIA URINÁRIA FEMININA

A incontinência urinaria feminina é um problema comum entre mulheres de diferentes faixas etárias. Mas, por talvez não ser um assunto muito comentado na sociedade ou no círculo de amigas, acaba se tornando um grande tabu na vida de muitas delas.

Isso porque a incontinência urinaria feminina pode ser uma ameaça à autoestima, causando constrangimento nos mais diferentes graus e isolamento.

O Pilates para a Incontinência Urinária Feminina

Além de cirurgias, remédios e fisioterapia como os tratamentos mais comuns utilizados, atualmente o Pilates está ganhando força no tratamento e na prevenção.

Isso se deve a um dos principais objetivos do Método: o fortalecimento da musculatura estabilizadora (na qual a musculatura do assoalho pélvico está incluída).

Esse fortalecimento favorece um maior controle sobre o fluxo de urina e a coordenação muscular dos músculos do períneo.

Os músculos do assoalho pélvico têm três funções: de suporte, mantendo no local os órgãos pélvicos; esfincteriana, impedindo a saída de urina, de fezes e de gazes e função sexual.

O Método Pilates tem como base iniciar e ancorar os seus movimentos a partir do Core – Power House, definido como um cinturão anterior e posterior estendendo-se desde a base das costelas até a região inferior da pelve, portanto incluindo os músculos do assoalho pélvico (MAP).

É importante ressaltar então que uma das opções de tratamento da Incontinência Urinária Feminina é o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, que consiste em contrações específicas dos músculos que o compõem e tem como benefícios a melhora da percepção e consciência corporal da região pélvica, o aumento da sua vascularização, tonicidade e força muscular.

Veja a matéria completa em: http://revistapilates.com.br/…/pilates-ajuda-incontinencia…/

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135 ANOS DE PILATES! SAIBA COMO SURGIU ESTE INCRÍVEL MÉTODO!

 

Se Joseph Pilates estivesse vivo completaria, ontem dia 9 de dezembro, 135 anos de existência. Quando vivo, Joseph foi responsável pela criação de um dos melhores métodos de reabilitação. Técnicas que carregam seu nome – e legado, até hoje, para os quatro cantos do planeta.

ORIGEM DO PILATES

Alemão, Joseph Pilates era filho de um ginasta grego com uma naturopata que acreditava na autocura. Infelizmente, o ambiente familiar não foi suficiente para garantir que ele estivesse totalmente imunizado contra doenças.

Quando criança, Joseph era muito doente e sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Por conta disso, dedicou toda sua juventude a melhorar o condicionamento físico e evitar as consequências dos seus problemas respiratórios.

O pequeno Joseph, sozinho, começou a expandir seu conhecimento nas áreas médicas, através da anatomia, física, biologia, fisiologia milenar chinesa. Sem contar, as inúmeras atividades que Pilates praticava, como ioga, boxe, natação e musculação.

Tudo isso colaborou para que, mais tarde, Joseph criasse um método repleto de exercícios capaz de reabilitar praticamente qualquer patologia!

Joseph Pilates faleceu em 1967 em New York, mas seu legado permanece vivo até os dias de hoje! Mesmo em idade avançada, ele tinha 83 quando morreu, Joseph nunca deixou de praticar exercícios físicos.

Na verdade, ele tinha uma disposição e condicionamento físico de dar inveja à qualquer jovem de 2018! É inegável a importância que Joseph Pilates tem para a história dos exercícios físicos.

Seu método é referência em todo o mundo, ajudando milhares de pessoas debilitadas a melhorem seu condicionamento físico e ter uma qualidade de vida muito maior! Obrigado Joseph Pilates, por sua fantástica contribuição ao mundo!!!

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BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO NO PILATES

O alongamento já faz parte do nosso dia a dia em diversas situações, seja aquela espreguiçada ao acordar, ao pegar algum objeto no alto do armário ou no banco de trás do carro, ao trocar uma lâmpada, ao coçar o meio das costas, entre outras ocasiões.

A inatividade física assim como lesões e patologias podem diminuir a amplitude de movimento e consequentemente a flexibilidade articular, provocando movimentos compensatórios de outros músculos ou articulações e limitando a funcionalidade, seja das atividades diárias ou do desempenho desportivo.

Conheça os principais benefícios que podemos adquirir através da prática dos exercícios de alongamento do Método Pilates:

Desenvolver a Flexibilidade;
Restaurar ou Aumentar a Amplitude de Movimento;
Aumentar a Mobilidade dos Tecidos Moles Adjacentes;
Prevenir o Encurtamento Muscular;
Prevenir e Reduzir o Risco de Lesões Musculotendinosas e Articulares;
Preparar o Corpo para as Atividades Físicas;
Reduzir a Fadiga e Dor Pós Exercícios;
Melhorar a Função e a Postura;
Ativar o Sistema Circulatório e Aumentar a Irrigação Sanguínea Muscular;
Desenvolver a Consciência Corporal e a Coordenação Motora;

🔴Os Exercícios de Alongamento no Pilates podem Combater o Stress Físico e Mental, relaxando a musculatura e liberando substancias como endorfina e serotonina, hormônios relacionados ao prazer e bem-estar.

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O MÉTODO PILATES COMO TRATAMENTO DA ESCOLIOSE

Independentemente do tipo de escoliose, a sua instalação e fixação está sempre relacionada com uma retração assimétrica dos músculos espinhais.

Os músculos espinhais são um conjunto de músculos estáticos da coluna vertebral, a sua função é sustentar e erguer a coluna. Isto só é possível graças ao seu trabalho permanente e ao bom equilíbrio das tensões reciprocas entre os músculos do lado direito e esquerdo. É graças a estes músculos estáticos que conseguimos alcançar o equilíbrio entre os nossos ossos e articulações.

Numa escoliose, o bom equilíbrio da coluna vertebral está comprometido, perante o desequilíbrio os músculos espinhais. Que são responsáveis pela estabilidade da coluna, e os grupos musculares envolvidos contraem-se e retraem-se mais de um lado do que do outro.

O método Pilates surge como uma opção muito eficaz no tratamento da escoliose. Porque consegue trabalhar grupos musculares profundos e que estão diretamente relacionados com a estabilização da coluna vertebral.

Um dos princípios do Pilates consiste na centralização da força, o denominado “Power House”. Com o fortalecimento da coluna o principal músculo alcançado é o transverso do abdômen, que é considerado a base para o tratamento de reforço e estabilidade da coluna.

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O MÉTODO PILATES PARA FUTURAS MAMÃES

O Método é uma ótima opção pois, fortalece a musculatura, melhora a consciência corporal e ajuda no controle emocional. O que ajuda a amenizar os efeitos negativos durante a gestação.

Vale lembrar que a prática do Método, não significa que ela não sofrerá mudanças e sintomas característicos da gravidez, porém podemos afirmar que será de maneira bem mais suave e saudável.

O ideal é que a mulher já esteja praticando alguma atividade física antes da gravidez. Pois assim sempre irá se manter disposta, saudável, com musculatura forte, prevenida de possíveis patologias e com o corpo muito mais preparado para a gestação.

Porém com a rotina atual da maioria das mulheres, o tempo é escasso e fica difícil equilibrar a vida saudável.

Mas as vezes o fato de se tornar gestante é ponto de partida para iniciar a prática de atividades física e Pilates. E isso já é um ótimo passo para continuar se exercitando e fortalecer a musculatura para o dia a dia.

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OS BENEFÍCIOS DO PILATES PARA IDOSOS

O método Pilates para os idosos, é uma das melhores alternativas para o público nessa fase da vida pois combina exercícios com baixo impacto, trabalha os músculos específicos a cada necessidade, a coordenação e o fortalecimento, além da conservação da massa muscular e condicionamento cardiovascular.

O Pilates para idosos, é um exercício físico que não apresenta muito impacto, o que o torna seguro. O método trabalha em áreas do corpo que são fundamentais para qualquer pessoa, principalmente na 3ª idade.

Trabalha principalmente corrigindo a postura, ativando a circulação e tencionando os músculos, através de exercícios de alongamentos, que estimulam o corpo a obter uma maior flexibilidade, recuperando articulações propensas a artrose e dores generalizadas.

Além disso, trabalha os músculos profundos, incluindo os que controlam o fluxo da urina e impurezas sólidas do corpo, prevenindo a incontinência urinária e fecal, muito frequente nessa idade.

Nessa fase da vida existem diversas limitações em atividades diárias, como sentar e levantar, amarrar um tênis, dentre outros e o Pilates pode tornar essas tarefas mais fáceis de ser realizadas.

Os benefícios do Método Pilates para idosos incluem também o aumento da densidade óssea, melhoria da flexibilidade nas articulações e postura, aumento da capacidade respiratória e cardiovascular, proporcionando satisfação total aos praticantes que desejam obter melhoria da qualidade de vida.

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SÍNDROME TENSIONAL CERVICAL: O QUE É E QUAL O PAPEL DO PILATES!

 
A Síndrome Dolorosa Miofacial (SDM) é uma afecção dolorosa do sistema locomotor que acomete os músculos esqueléticos. Caracteriza-se pela ocorrência de dor, presença de pontos gatilhos (PGs) nas bandas de tensão no músculo afetado.
 
A Síndrome Tensional Cervical (STC) é decorrente dessa alteração orgânica e/ou funcional da região cervical, devido às atividades profissionais e diárias associadas ao trabalho repetitivo.
 
A Síndrome Tensional Cervical é o resultado da SDM na região cervical, especificamente nos músculos trapézios superiores.
 
CAUSAS DA STC:
 
A posição inadequada da cabeça que muitas pessoas acabam adotando, principalmente em trabalhos com o computador. E hoje mais do que nunca, com o aumento do uso dos smartphones é ainda mais notável o uso do mesmo com uma postura inadequada da coluna.
 
A flexão de pescoço por períodos prolongados e a elevação dos ombros durante horas do dia gera compressão de tecidos moles, contratura muscular e consequentemente dor a médio e longo prazo.
 
Com sinais clínicos de hipersensibilidade muscular, contratura muscular com presença de nódulos dolorosos, dor à palpação, aumento do tônus muscular, limitações de amplitude de movimento, pode apresentar dor de cabeça associada.
 
O MÉTODO PILATES NA REABILITAÇÃO STC!
 
O Pilates se apresenta nesse contexto como uma ótima atividade para melhora dos sintomas da Síndrome Tensional Cervical, devido a vários fatores, começando por seus princípios de concentração, controle, também chamado de Contrologia e a respiração.
 
Esses três princípios utilizados corretamente nas aulas de Pilates faz com que o aluno ou paciente tenha melhor desempenho mecânico dos movimentos, sem sobrecargas articulares e melhor consciência corporal, que é a sua postura no tempo e espaço.
 
O princípio da concentração e a respiração exigida no método Pilates permite que o praticante esteja numa perfeita conexão entre corpo e mente, melhorando o aporte sanguíneo de todos os tecidos e em especial do cérebro.
 
Na maioria das vezes os movimentos cotidianos são feitos de forma rápida e involuntária sobrecarregando as articulações e tecidos moles.
 
Veja a matéria completa em:
https://blogpilates.com.br/sindrome-tensional-cervical/
 
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PILATES SOLO, OU MAT PILATES?

O Pilates Mat ou de solo consiste na realização de um conjunto de exercícios controlados que envolvem a participação de corpo e mente proporcionando um desenvolvimento harmonioso de toda a musculatura do corpo. E todos esses exercícios são realizados sobre um tapete.

A combinação de movimentos de mobilidade, força e flexibilidade ajuda a melhorar a postura, reduz o stress e tensões musculares, criando um corpo longilíneo e saudável.

Na verdade, a lista de benefícios dessa forma de treino é muito extensa: melhoria da consciência corporal, melhoria da postura, melhoria na qualidade da respiração, tonificação muscular, coordenação e equilíbrio.

A utilização do peso do corpo como carga tensional nos exercícios aumenta consideravelmente o nível de dificuldade, e por isso, muitos dos exercícios realizados no MAT devem ser adaptados ao nível dos alunos.

Apenas um aluno muito experiente conseguirá realizar o repertório original de Pilates na sua perfeição, e mesmo assim, como todos os praticantes, precisará de uma correção ativa por parte do professor. Enquanto isso, o Pilates de aparelho é destinado aos treinos individualizados ou com necessidades específicas de treinamento e reabilitação.

O Pilates MAT prima pela qualidade de execução do movimento e não pela quantidade de exercícios ou de repetições. Todos os movimentos devem ser realizados com muita concentração e consciência corporal, utilizando a força de gravidade para fortalecer a musculatura.

A musculatura abdominal é o foco central desses exercícios e sua ativação deve estar sincronizada com a respiração torácica lateral.

E é justamente os exercícios de MAT que são mais exigentes do ponto de vista da ativação do centro (powerhouse) e manutenção da coluna neutra. Isso porque, não existe nenhum equipamento a ajudar a manter o alinhamento ou a aliviar a intensidade do esforço.
Por isso, quem acredita que o treino nos grandes aparelhos é mais intenso fisicamente do que o treino no MAT está enganado!

Os principais acessórios utilizados na aula de Pilates MAT, que ajudam a desafiar ou a facilitar o aluno a desenvolver a flexibilidade, a força e a capacidade perceptiva são: Fitball (bola suíça), Foam roller (rolo), Thera band (faixa elástica), Toning ball (minibolas), Overball (bola média), Magic Circle (arco, anel flexível) e bases de equilíbrio como o Bosu.

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ESPECIAL NOVEMBRO AZUL: BENEFÍCIOS DO PILATES NO CÂNCER DE PRÓSTATA

O Câncer de Próstata afeta milhares de homens todos os anos, sendo o segundo tipo de câncer que mais atinge homens no Brasil. A Campanha Novembro Azul foi criada justamente para conscientizar a população dos riscos que a doença pode trazer para a vida de homens com mais de 60 anos.

NOVEMBRO AZUL

A campanha Novembro Azul surgiu na Austrália em 2003, quando um grupo de amigos decidiu deixar o bigode crescer com o objetivo de chamar atenção para a saúde masculina.

No Brasil, a campanha foi trazida em 2008 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, juntamente com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Além de conscientizar a respeito do Câncer de Próstata, a campanha se tornou um marco ao falar da saúde do homem. E, também, ao tentar desmistificar o exame de toque – pouco falado entre os homens.

COMO O MÉTODO PILATES AUXILIA NO TRATAMENTO?

O Pilates é uma ótima atividade física que pode auxiliar homens que passaram por tratamento do câncer por melhorar o sistema imunológico. Ele proporciona também:

Melhora da postura; Flexibilidade; Coordenação; Prevenção de lesões; Aumento da disposição; Fortalecimento muscular; Bem-estar físico e mental; Equilíbrio; Auxilia na reabilitação física; Melhora nas atividades de vida diárias; Melhora resistência;
Auxilia na capacidade cardiovascular e respiratória;
Diminui o percentual de gordura; Melhora das dores musculares.

Ele também fortalece a musculatura do corpo e melhora as atividades funcionais reduzindo a fadiga e os níveis de depressão. Esses, aparecem quando o paciente realiza tratamento com radiação e farmacológicos.

Estudos mostraram a melhora da qualidade de vida através de treinamento de força, pois ele é eficaz para reduzir fadiga entre os sobreviventes do câncer de próstata.

Veja a matéria completa em:

https://blogpilates.com.br/especial-cancer-de-prostata/

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PILATES APLICADO PARA DOR NA COLUNA

Diante da realidade mundial de dor na coluna, ou seja, quem não tem terá um dia, mas é possível evitarmos ao máximo essas dores através de um programa de reeducação postural e exercícios específicos para aliviar as dores e/ou evitá-las.

O método Pilates consiste em um programa de exercícios que envolve todo um trabalho de conscientização corporal através da prática física. O Pilates como método para dor na coluna será baseado em 3 pontos principais:

Contrologia: controle consciente de todos músculos do corpo. Serão realizados exercícios que utilizam o power house (músculos abdominais) para aliviar as dores na coluna e ao mesmo tempo trabalhar condicionamento físico.

Respiração: será utilizada uma respiração abdominal para despertar as células no corpo e eliminar os detritos relacionados a fadiga. O aluno/paciente irá inspirar na preparação do exercício e expirar na realização do movimento.

Concentração: é a capacidade de concentrar a mente e o corpo a realizar o exercício da maneira melhor possível, sempre respeitando limites de dor.

A partir desses pontos iremos realizar a sequência de exercícios de fortalecimento muscular, alongamento, exercícios posturais para a dor na coluna e a consciência corporal através da mobilidade e correções a ser realizada para dar continuidade do tratamento na vida diária.

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