PERÍODO GESTACIONAL E A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO PILATES

A prática de atividades físicas durante o período gestacional traz diversos benefícios e provocam diferentes influencias no organismo materno.

O exercício reduz e previne as lombalgias, devido à orientação da postura correta da gestante. Ele também contribuirá para adaptação da nova postura física, refletindo-se em maior habilidade para a gestante durante a prática da atividade física e do trabalho diário.

Com a prática regular de exercícios físicos o período gestacional terá vários benefícios como:

Redução do estresse cardiovascular – o que se reflete especialmente em redução à freqüência cardíaca;
Maior volume sanguíneo em circulação;
Maior capacidade de oxigenação;
Menor pressão arterial;
Prevenção de trombose e varizes;
Redução do risco de diabetes gestacional;
Diminuição dos edemas;

As vantagens da atividade física durante a gestação se estendem ainda, aos aspectos emocionais, proporcionando a gestante mais auto-confiança, aumento da auto-estima e sensação de bem estar.

O método Pilates é uma excelente escolha de atividade física durante o período gestacional.
O método Pilates é baseado em seis princípios: concentração, controle, precisão, centralização, respiração e fluidez. E o fundamento sobre o qual se baseia o método é a estabilidade da musculatura postural.

O ponto de partida de todos os movimentos do método Pilates são os músculos estabilizadores posturais, os quais são o centro de força do corpo.

Além disso o posicionamento pélvico correto tem em vista a obtenção de uma posição natural e neutra para a coluna e a pelve, ajudando a reduzir a sobrecarga sobre a coluna.

Dentre os benefícios do método Pilates estão também a melhora da circulação cardiovascular, condicionamento físico, consciência corporal, coordenação motora, benefícios estes que ajudam a prevenir lesão e proporcionam bem-estar.

Assim é necessário que sejam feitas algumas adaptações, visto que o período gestacional é uma condição especial e o profissional que se propõe a atender esse público deve buscar formação especifica e estar sempre muito atento a gestante.

Sempre questionando e observando sobre as mudanças que vão ocorrendo semana à semana, mês à mês, trimestre à trimestre.

Sendo assim fica claro que o Pilates é uma excelente escolha de atividade física durante o período gestacional, desde que seja orientada por profissional capacitado.

Leia a matéria completa> http://blogpilates.com.br/metodo-pilates-periodo-gestacion…/

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A OPORTUNIDADE QUE VOCÊ ESTAVA ESPERANDO CHEGOU!


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Alguns benefícios do pilates:

•Desenvolver a Flexibilidade;
•Restaurar ou Aumentar a Amplitude de Movimento;
•Aumentar a Mobilidade dos Tecidos Moles Adjacentes;
•Prevenir o Encurtamento Muscular;
•Prevenir e Reduzir o Risco de Lesões Musculotendinosas e Articulares;
•Preparar o Corpo para as Atividades Físicas;
•Reduzir a Fadiga e Dor Pós Exercícios;
•Melhorar a Função e a Postura;
•Ativar o Sistema Circulatório e Aumentar a Irrigação Sanguínea Muscular;
•Desenvolver a Consciência Corporal e a Coordenação Motora;

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PILATES PARA HOMENS!

O Pilates foi criado por um homem e teve influencias na Yoga e artes marciais. Seus movimentos são realizados com precisão e harmonia. E desta forma, é considerado uma modalidade completa, podendo obter melhora no condicionamento físico, como também ajuda na reabilitação.
 
Não importa o que você busca, o Pilates é para qualquer pessoa e qualquer idade.
Porém, ainda tem quem diga que o Pilates é “coisa de mulher”, e existe um preconceito em vista que a maioria dos praticantes são mulheres e por isso as pessoas acham que os exercícios são leves ou são “só alongamentos”.
 
O Pilates é um método progressivo, você se sente preparado para praticar qualquer outra modalidade, como também para que seu corpo aguente todas as atividades de vida diária.
 
BENEFÍCIOS DO PILATES PARA HOMENS!
 
Atletas (ou atletas de final de semana)
 
O Pilates para homens consegue atuar em músculos pouco trabalhados, por isso pode ser um exercício que complementa outras atividades. Com ele é possível aumentar o desempenho esportivo e o condicionamento físico.
 
Muitos corredores praticam o Pilates, pois os exercícios que fortalecem e alongam de forma global, podem mudar a pisada, e com isso a forma de correr é corrigida.
 
FLEXIBILIDADE
 
Quando se trata de homens praticando algum tipo de exercício, já se sabe que existe uma diferença em relação às mulheres que faz com que os homens conseguiam ter músculos com maior volume: os hormônios e um melhor metabolismo.
 
Mas quando se trata de flexibilidade, os homens são deficientes.
Com o Pilates será promovido um aumento da resistência física e a melhora do alinhamento postural, e tudo isso ajuda a diminuir e prevenir lesões. Por isso, o Pilates para homens fará a diferença para qualquer homem, seja esportista ou não.
 
DOR
 
Uma das causas mais corriqueiras que fazem os homens escolher o Pilates, é quando se tem dor instalada, geralmente na coluna lombar. Com o método, a musculatura será preparada para melhorar o quadro álgico, pois no Pilates para homens se aprende a trabalhar mais os músculos profundos que estabilizam a coluna, tornando uma excelente opção.
 
ESTRESSE
 
Na prática do Pilates para homens, o aluno se concentra, trabalha a respiração e o conjunto de exercícios ajuda a diminuir o estresse, um sintoma muito comum hoje em dia.
O Pilates não tem contraindicação, foi feito para todos, portanto, vamos dar uma chance de conhecer esse método e deixar para lá o preconceito? Acredite, o método Pilates também é para fortões.
 
Veja a matéria completa em> http://blogpilates.com.br/pilates-para-homens/
 
 
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A IMPORTÂNCIA E BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO NO PILATES

O alongamento já faz parte do nosso dia a dia em diversas situações, seja aquela espreguiçada ao acordar, ao pegar algum objeto no alto do armário ou no banco de trás do carro, ao trocar uma lâmpada, ao coçar o meio das costas, entre outras ocasiões.

A inatividade física assim como lesões e patologias podem diminuir a amplitude de movimento e consequentemente a flexibilidade articular, provocando movimentos compensatórios de outros músculos ou articulações e limitando a funcionalidade, seja das atividades diárias ou do desempenho desportivo.

Nesses casos, os exercícios de alongamento no Pilates são aplicados para promover a extensibilidade muscular, reduzindo o risco de lesões e devolvendo a amplitude de movimento normal à articulação, tornando-a flexível e saudável.

Os principais benefícios que podemos adquirir através da prática dos exercícios de alongamento do Método Pilates incluem:

•Desenvolver a Flexibilidade;
•Restaurar ou Aumentar a Amplitude de Movimento;
•Aumentar a Mobilidade dos Tecidos Moles Adjacentes;
•Prevenir o Encurtamento Muscular;
•Prevenir e Reduzir o Risco de Lesões Musculotendinosas e Articulares;
•Preparar o Corpo para as Atividades Físicas;
•Reduzir a Fadiga e Dor Pós Exercícios;
•Melhorar a Função e a Postura;
•Ativar o Sistema Circulatório e Aumentar a Irrigação Sanguínea Muscular;
•Desenvolver a Consciência Corporal e a Coordenação Motora;
•Os Exercícios de Alongamento no Pilates podem Combater o Stress Físico e Mental, relaxando a musculatura e liberando substancias como endorfina e serotonina, hormônios relacionados ao prazer e bem-estar.

Viu só como o Método Pilates está presente sempre em nossas vidas?

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O MÉTODO PILATES COMO TRATAMENTO DA ESCOLIOSE

Independentemente do tipo de escoliose, a sua instalação e fixação está sempre relacionada com uma retração assimétrica dos músculos espinhais.

Os músculos espinhais são um conjunto de músculos estáticos da coluna vertebral, a sua função é sustentar e erguer a coluna. Isto só é possível graças ao seu trabalho permanente e ao bom equilíbrio das tensões reciprocas entre os músculos do lado direito e esquerdo. É graças a estes músculos estáticos que conseguimos alcançar o equilíbrio entre os nossos ossos e articulações.

Numa escoliose, o bom equilíbrio da coluna vertebral está comprometido, perante o desequilíbrio os músculos espinhais. Que são responsáveis pela estabilidade da coluna, e os grupos musculares envolvidos contraem-se e retraem-se mais de um lado do que do outro.

O método Pilates surge como uma opção muito eficaz no tratamento da escoliose. Porque consegue trabalhar grupos musculares profundos e que estão diretamente relacionados com a estabilização da coluna vertebral.

Um dos princípios do Pilates consiste na centralização da força, o denominado “Power House”. Com o fortalecimento da coluna o principal músculo alcançado é o transverso do abdômen, que é considerado a base para o tratamento de reforço e estabilidade da coluna.

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QUAL DOS PRINCÍPIOS DO MÉTODO PILATES É O QUERIDINHO DOS ALUNOS?

Que o Pilates é uma das melhores opções de exercício físico você já sabe, no entanto vamos falar hoje sobre um dos princípios desse grande Método, que aliás é o queridinho de muitos alunos!!!

Como Joseph afirmava, a Contrologia tem por resultado o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo, assim aplicando todos os princípios do método que tem bases em fundamentos anatômicos, fisiológicos e cinesiológicos, que são: Concentração, Controle, Precisão, Centramento, Respiração e Movimento fluido.

Hoje vamos falar do Centro de Força, Core ou Power House

Centro – mais conhecido como power house é o foco de todos os exercícios do método, pois o fortalecimento dessa musculatura proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento com menor gasto energético aos movimentos;

Controlar a musculatura do Centro de Força durante a ativação ainda pode te deixar com uma cintura e abdômen mais definidos…quer coisa melhor que isso?

Além disso, podemos falar que a ativação do Power House; melhora o funcionamento dos órgãos internos, melhora o equilíbrio, previne as lesões, diminui as dores lombares e estabiliza a coluna.

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UNINDO PILATES COM CROSSFIT- BENEFÍCIOS INCRÍVEIS

O Pilates é um exercício lento, que une concentração, respiração, alongamento e força. Apesar de excelente para os músculos e para a definição corporal, poucas pessoas entendem o Pilates dessa forma e acabam acreditando que não há alta intensidade nas aulas.

O Crossfit é um exercício de alta intensidade e alta frequência cardíaca. Ele mescla atividades funcionais, força e aeróbicos pesados. É o tipo de aula para sair cansado e suado no final.

Mas, se são aparentemente tão diferentes, como podem ser unidos de forma saudável?

Como ja falado em vários textos do blog, o Pilates pode ajudar e muito diversos atletas, de inúmeras modalidades. Corredores, praticantes de musculação, de natação e até quem apenas quer perder peso.

Com o Crossfit não é diferente: o Pilates pode ser um complemento excelente, capaz de trazer benefícios incríveis. Separamos alguns deles para você entender melhor:

Respiração mais preparada
Músculos mais fortes
Controle emocional
Menos dores
Correção postural
 Equilíbrio
Flexibilidade, e claro muito alongamento.

Por fim, o Pilates e o Crossfit trabalham grupos musculares em conjunto. Isso significa que ambos vão ajudar a fortalecer a musculatura e a criar massa magra.

Porém, o Pilates tem a vantagem de fazer isso de forma lenta e muito específica, o que irá aliviar suas dores de um treino pesado. Como consequência, você conseguirá render muito mais nas aulas de crossfit e ter melhores resultados.

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CIRCUITO PILATES

COMO FUNCIONA:

 O Circuito Pilates é o MIX das modalidades, ou seja, nessa aula temos exercícios com aparelhos, exercícios suspensos, exercícios com bola e acessórios.
 Diferente das outras modalidades que são por número de repetições, nessa aula os exercícios são cronometrados, sendo assim uma das aulas mais dinâmicas do Pilates e com maior gasto calórico;
 Essa aula pode ter no máximo 5 pessoas por turma;
 Cada aula tem a duração de 55min.
 Todas as aulas são ministradas por Fisioterapeutas especializadas no método.

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O MÉTODO PILATES VISTO COMO EXERCÍCIO FÍSICO

Antes de começarmos a falar do Método Pilates e seus benefícios, primeiramente devemos entender duas coisas. O método pode ser classificado como exercício físico? Ele pode ser um auxiliar na melhora do condicionamento físico e de qualidade de vida em geral?

O Pilates pode ser utilizado com diferentes focos dentro do método, alguns deles são:

Podemos reabilitar; Melhorar ou manter o condicionamento físico; Melhorar a qualidade dos gestos esportivos em atletas; Atuar no melhor preparo do corpo para o parto durante a gestação; Alívio de dores, principalmente de lombar; Melhorar a qualidade de vida de idosos.

Isso para citar alguns dos muitos benefícios comprovados cientificamente.

Dentro do Método Pilates podemos, além das finalidades terapêuticas, utilizar sua rotina de movimentos com o objetivo voltado exclusivamente para o exercício físico e condicionamento de seu cliente.

Esses são alguns dos motivos do aumento da procura do Pilates pela população interessada em melhorar seu desempenho tanto esportivo, quanto especificamente por escolha como seu exercício físico diário.

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TRATAMENTO DA LOMBALGIA: COMO UTILIZAR O PILATES?

A Lombalgia, mais comumente conhecida como dor lombar é um dos sintomas mais comuns atualmente. É, inclusive, considerada um problema de saúde pública. Segundo estudos, cerca de 60% a 90% da população sofrerão dor na região lombar.

O agravamento desta dor pode levar a incapacidade de atividades na vida diária. Entre elas, estão as atividades domiciliares, cuidados com a higiene e atividades ocupacionais. Estas podem, inclusive, levar ao afastamento do trabalho.

O Pilates pode atuar tanto na reabilitação de pacientes que apresentam o sintoma, quanto na prevenção em pacientes que ainda não a possuam.

A estabilização central pélvica é necessária para pacientes no tratamento da lombalgia, pois seja qual for a causa do sintoma, haverá fraqueza na musculatura estabilizadora lombar. Mais precisamente nos paravertebrais e transverso do abdome.

Com o Pilates é possível promover estabilização lombar, fortalecimento e alongamento da musculatura, além da melhora do equilíbrio, postura e respiração que atuam em conjunto no método. Isso tudo, porque no Pilates é realizada a ativação do Core, o qual deve estar sempre ativo na realização de qualquer exercício.

Do centro do corpo é que partem todos os movimentos. Pensando desta forma é necessário que este esteja fortalecido, e protegido a todo o momento.

Sendo assim, a ativação correta do Core nos possibilita manter a coluna vertebral na posição desejada durante os movimentos dos membros ou de todo corpo pelo espaço, sem que haja distorções ou compensações indesejadas.

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