POWER HOUSE: VOCÊ SABE O QUE É? Entendendo a Ativação do Power House no Método Pilates!

Aposto que muito pilateiro aqui já ouviu seu instrutor falar “segura o xixi” não é mesmo? Mas você sabe o porquê ele te pediu isso?
 
Essa é na verdade uma técnica para ativar o famoso Power House durante a realização de exercícios de Pilates.
 
Joseph Pilates chamou de Power House, o centro de força que existe no corpo humano do qual tem origem todos os nossos movimentos e este deve permanecer em contração isométrica durante a execução dos exercícios do Método Pilates.
 
Ele acreditava que nossos músculos abdominais seriam a fonte de energia de todo o nosso corpo.
 
Sendo assim, precisa existir um equilíbrio entre a musculatura anterior e posterior do tronco. Joseph, focava em seu método a importância do Powerhouse, que se localiza desde a base da caixa torácica e a linha que vai de um quadril ao outro.
 
Os músculos que o formam sustentam a coluna, os órgãos internos e a postura.São eles:
 
*Parede abdominal anterior (músculos flexores da coluna): reto abdominal, oblíquos externos e internos e o transverso abdominal;
*Parede abdominal posterior (músculos extensores da coluna): eretores da coluna, transversoespinhais e quadrado lombar
*Extensores do quadril: glúteo máximo, isquiotibiais e cabeça posterior do adutor magno
*Flexores do quadril: iliopsoas, reto femoral, sartório, tensor da fáscia lata e adutores do quadril
*Assoalho pélvico (períneo): levantador do ânus, coccígeo, perineais transversos profundos
 
Para se compreender totalmente a importância da centralização, deve-se também coordenar as contrações musculares com a parte respiratória durante a execução dos exercícios.
 
Sendo assim ativamos o Power House de maneira correta e com eficiência.
 
O idealizador do método acreditava que deveria haver uma completa coordenação da mecânica respiratória do diafragma com a sinergia dos músculos abdominais principalmente do transverso abdominal, multífidos e períneo, fazendo assim que a estabilização da coluna seja mais eficiente.
 
Controlar a musculatura do Centro de Força durante a ativação ainda pode te deixar com uma cintura e abdômen mais definidos…quer coisa melhor que isso?
 
Além disso, podemos falar que a ativação do Power House; melhora o funcionamento dos órgãos internos, melhora o equilíbrio, previne as lesões, diminui as dores lombares e estabiliza a coluna.
 
E mais importante que isso, essa ativação traz benefícios do dia a dia do praticante. Pois os movimentos realizados diariamente, dos mais bruscos a leves, terão mais segurança porque a coluna estará estabilizada e protegida.
 
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PILATES NA ESCLEROSE MÚLTIPLA

O uso do Método Pilates vem se consolidando cada vez mais como um modelo de tratamento abrangente e universalmente reconhecido com relação aos notáveis efeitos ocasionados sobre diferentes patologias.

Considera-se seus benefícios para este fim, em razão dos resultados apresentados em recentes publicações que destacam implicações positivas acerca do uso do método Pilates em doenças neurodegenerativas como a Esclerose Múltipla (EM) e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Assim como observado nas demais patologias que afetam Sistema Nervoso Central (SNC), o Pilates pode colaborar com o desenvolvimento de atividades que reforcem a atenção e o ganho de controle neural, com destaque para ativação muscular e consequente obtenção de equilíbrio que pode vir a ser aperfeiçoado através do uso prolongado e progressivo do método, como observado na literatura.

Além disso, a prática constante do Método e a adequada compreensão dos princípios do Pilates – incorporados em conjunto com a atividade muscular e cerebral – empregados de maneira correta durante os exercícios, pode vir a proporcionar e contribuir diretamente com uma maior sensação de bem-estar geral.

Isso possibilita a promoção de uma melhor qualidade de vida por indivíduos acometidos por diversas patologias, incluindo as de aspecto neurodegenerativo.

Esta visa reforçar os ganhos adquiridos em associação às demais terapias que já se encontram em uso, ou até mesmo isoladamente, desde que seja empregado por meio da avaliação minuciosa e completa das necessidades pessoais de cada indivíduo e com a liberação do médico para a prática da atividade.

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BENEFÍCIOS DO PILATES PARA OS EFEITOS DA TPM

Através da prática do Pilates é possível afastar os efeitos da TPM. Sabe-se que os sintomas da Tensão Pré-Menstrual (a típica TPM) não são nada agradáveis, ainda que os sinais não se manifestem de igual modo ou intensidade em todas as mulheres.

A prática do Pilates tem se mostrado bastante eficaz na redução dos efeitos da TPM, isso porque os exercícios físicos colocam o corpo em movimento, que acaba liberando endorfina (um hormônio responsável pela sensação de bem-estar e prazer).

Desse modo, sintomas como irritabilidade, depressão, cansaço, sensibilidade emocional, ansiedade, dentre outros, são relativamente reduzidos. Sem falar na auto-estima, que nesse período entra em baixa.

 

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BENEFÍCIOS DO PILATES PARA GRÁVIDAS

Os exercícios de Pilates para gestante são adaptados para cada trimestre e para a condição física de cada mulher, além de serem executados de forma lenta e controlados.

Ou seja, respeita a individualidade de cada uma, o que faz com que o método se torne ainda mais seguro.

Em muitos estudos já foram comprovados os benefícios da atividade física durante essa fase da vida da mulher, e também a relação com um parto saudável.

Existem muitas atividades indicadas durante esse período, cada uma com a sua restrição. O Pilates para gestante é uma excelente escolha já que trabalha de uma maneira global tanto o fortalecimento, como o alongamento.

Além de utilizar a respiração durante todos os exercícios, o que facilita a oxigenação do bebê e a conexão da mulher com as transformações do seu corpo.

Os principais benefícios da prática de Pilates para gestante são:
Estabilização da coluna lombar, diminuindo as dores; Fortalecimento de assoalho pélvico; Não sobrecarrega as articulações; é de baixo impacto.

É por esses e outros tantos benefícios, que o Pilates tem se tornado uma das modalidades preferidas das gravidinhas e sempre recomendado pelos médicos!

Ah! Não se esqueça que precisaremos da liberação médica a cada nova consulta pré–natal.

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CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO PILATES PARA IDOSOS.

 

O método Pilates para os idosos, é uma das melhores alternativas para o público nessa fase da vida pois combina exercícios com baixo impacto, trabalha os músculos específicos a cada necessidade, a coordenação e o fortalecimento, além da conservação da massa muscular e condicionamento cardiovascular.

O Pilates para idosos, é um exercício físico que não apresenta muito impacto, o que o torna seguro. O método trabalha em áreas do corpo que são fundamentais para qualquer pessoa, principalmente na 3ª idade.

Trabalha principalmente corrigindo a postura, ativando a circulação e tencionando os músculos, através de exercícios de alongamentos, que estimulam o corpo a obter uma maior flexibilidade, recuperando articulações propensas a artrose e dores generalizadas.

Além disso, trabalha os músculos profundos, incluindo os que controlam o fluxo da urina e impurezas sólidas do corpo, prevenindo a incontinência urinária e fecal, muito frequente nessa idade.

Nessa fase da vida existem diversas limitações em atividades diárias, como sentar e levantar, amarrar um tênis, dentre outros e o Pilates pode tornar essas tarefas mais fáceis de ser realizadas.

RESUMINDO…

Os benefícios do Método Pilates para idosos incluem aumento da densidade óssea, melhoria da flexibilidade nas articulações e postura, aumento da capacidade respiratória e cardiovascular, proporcionando satisfação total aos praticantes que desejam obter melhoria da qualidade de vida.

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PILATES PARA SURFISTAS: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO MÉTODO ALIADO AO SURF

 

O surf é um esporte que exige muito do atleta em todos os sentidos. Por isso os surfistas devem estar sempre dentro de um equilíbrio dinâmico, até porque a prancha vai deslizar na onda, que é uma superfície móvel e que sofre várias modificações, alterando assim o centro de gravidade tanto do esportista quanto do equipamento.

De acordo com a avaliação da equipe profissional, dentro do Método Pilates pode ser enfatizado o trabalho de mobilidade articular, além da força muscular, já que muitos surfistas apresentam contraturas locais que podem ser aliviadas com esta ênfase.

O que o Método Pilates faz é fortalecer o “core”, uma área do corpo que vai atuar como um cinturão bem forte, capaz de envolver e sustentar toda a coluna. Pense nela bem segura e com mobilidade para frente, para trás, para os lados, fazendo rotações e absorvendo os impactos com segurança.

Os exercícios indispensáveis são aqueles que se aproximam dos movimentos utilizados pelo surfista na água, ou seja, treinos que utilizam grandes instabilidades como: o agachamento em cima da bola, exercícios em cima do Bosu, equilíbrio no rolo, avião, extensões de coluna com rotação, pontes, além de pranchas avançadas, diminuindo as bases de apoio e sobre bases instáveis.

Os alongamentos, em geral, ajudam a manter o equilíbrio muscular.

É comum o surfista sofrer com dores nas costas, problemas nos joelhos e nos ombros. No Pilates pode ser feito um treino de fortalecimento de todos os grupos musculares, especialmente o do core.

Além disso, pode-se adaptar a aula de Pilates para o surf para trabalhar possíveis dificuldades ou deficiências, como falta de flexibilidade, força e equilíbrio, ou mesmo melhorar o condicionamento aeróbico.

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AULA DE PILATES COM CIRCUITO

Pilates tradicional, no solo ou com equipamentos: não há dúvida de que é maravilhoso.

Mas por que não unir os inúmeros benefícios do Pilates com os de uma atividade aeróbica?

Na tentativa de suprir essa necessidade surgiu o circuito Pilates. Aqui no estúdio trabalhamos em um circuito, onde os alunos trocam de estação a cada tempo determinado.
Mas sempre seguindo os princípios do Método Pilates.

São aulas planejadas e monitoradas por um profissional capacitado no método, utilizamos alguns dos aparelhos tradicionais, Mat Pilates com acessórios e bola. Inclusive a fita de Suspensão.

A fita de suspensão ou TRX é um instrumento ideal para trabalhar movimentos funcionais com o objetivo de aumentar principalmente a força, a resistência e o equilíbrio.

No Pilates, é muito útil na definição do powerhouse, na melhoria da flexibilidade, na força e estabilização articular de membros superiores e inferiores.

O Pilates em circuito é uma atividade que aumenta a capacidade funcional e cardiovascular, trabalha força, equilíbrio e flexibilidade. É o Pilates ainda mais completo!

Gostou? Então, venha conhecer mais uma modalidade do grande Método Pilates!

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OS BENEFÍCIOS DO PILATES ATUANDO NA FALTA DE EQUILÍBRIO

Causada por diversos problemas como postura desalinhada, fraqueza muscular ou alguma deficiência, a falta de equilíbrio prejudica fortemente a qualidade de vida do indivíduo, já que limita e compromete seus movimentos e seu deslocamento.

Através de exercícios de fortalecimento do pilates para equilíbrio, o cliente restaura seu equilíbrio natural, o que interfere positivamente em seu cotidiano de maneira geral.Sem risco de quedas e com muito mais firmeza no seu dia a dia.

Os movimentos do pilates têm como foco deixar o corpo muito mais firme, seguro, sustentável e fortalecido, justamente porque eles trabalham quaisquer músculos do corpo, dos mais profundos aos mais superficiais.

Isso faz com que nenhuma parte do corpo esteja mais ociosa ou menos ativa, o que faz com que todo o corpo ganhe benefícios e com que haja um balanceamento perfeito entre os membros, o tronco, a cabeça e os muitos componentes do organismo.

Assim, fazer pilates significa estar menos vulnerável a quedas!

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ABORDAGEM DO MÉTODO PILATES PARA CRIANÇAS

 

Joseph Pilates já dizia: “Primeiro eduque a criança”.

Educando primeiro a criança, a colocamos em uma melhor qualidade de vida, bem como, prevenindo possíveis alterações posturais que podem assim ser desencadeados, resultante do sedentarismo, e até da alimentação incorreta.

Tudo isso fazendo com que a mesma no decorrer do seu processo de desenvolvimento, torna-se um adulto mais saudável.

A inserção do Pilates para crianças pode se dar à partir dos 4 anos de idade, como relato de Joseph, desde que em turmas especializadas, formada só com crianças.

A inserção da criança nesta fase irá fazer com que ela comece a conhecer o seu corpo, através dos movimentos realizados do método, pois na infância é o período no qual se adquire a maior gama de habilidades motoras, sendo de maneira mais aceitável.

Os exercícios aplicados deve seguir uma sequência pedagógica de ensino, trabalhando o lúdico como forma de aprendizado e aprimoramento de informação, como se fosse uma brincadeira, para não desestimular os alunos e ao mesmo tempo conseguir corrigir os maus hábitos gerados pela má postura.

A rotina da maioria das crianças hoje é recheada de atividades extra-curriculares como cursos e esportes. O Pilates proporciona relaxamento muscular e alívio ao stress causado por tantos compromissos.
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POR QUE PILATES SE PRATICA DESCALÇO?

É de extrema importância trabalhar os músculos intrínsecos dos pés, a curvatura do arco plantar, propriocepção e mobilidade, assim como trabalhamos todo o corpo, pois eles são a base de suporte do nosso corpo.
Se a base não está boa, quem sofrerá as consequências será todo o restante.

Pense nisso!

By:blog Pilates -@carolinaroratofisioterapeuta/imagem:google

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