10 BENEFÍCIOS DO PILATES NA GESTAÇÃO

1) Trabalho da Respiração: durante a gestação a frequência respiratória aumenta e o volume residual diminui, e a respiração fica mais profunda. O trabalho da respiração auxilia na otimização dos padrões respiratórios, melhorando assim, a sensação de cansaço, ativação de músculos do tronco e abdômen que trabalham quando respiramos profundamente, melhora da consciência corporal que além de corrigir a postura, ajuda a acalmar.

2) Fortalecimento da Musculatura do Abdômen: o Pilates além de trabalhar os músculos abdominais superficiais, também ativa um músculo mais profundo chamado de transverso do abdômen. A ativação de todos esses músculos é importante durante a gravidez, pois normalmente eles se distendem trazendo desequilíbrios posturais.

3) Fortalecimento de Assoalho Pélvico: assoalho pélvico fortalecido melhora a capacidade de estirar e relaxar mais facilmente durante o parto, melhorando a circulação na região pélvica, previne incontinência urinaria, apoia os órgãos da pelve e previne o mau alinhamento das articulações do quadril e sacrilíacas.

4) Otimização da Postura: o crescimento do útero gera um deslocamento do centro de gravidade podendo levar a alterações posturais, o Pilates vem para auxiliar e reeducar os movimentos, ajudando a amenizar desconfortos e quadros de dor.

5) Melhora da Circulação: os exercícios de Pilates por serem dinâmicos promovem uma melhora da circulação sanguínea em todo o corpo, prevenindo cãibras e inchaços nas extremidades.

6) Preparo Para o Parto: os exercícios promovem uma interação entre corpo e a mente, conscientizando a gestante sobre as modificações que irá acontecer no decorrer da gestação, dando um maior suporte para o parto.

7) Fortalecimento de Membros Superiores e Inferiores: durante os exercícios trabalha-se com o corpo como um todo, ajudando assim, a fortalecer membros superiores e inferiores para ajudar a futura mamãe a ter uma melhor qualidade de vida.

8) Atividade de Baixo Impacto: exercícios de baixo impacto articular, o que não provoca sobrecarga nas articulações da gestante.

9) Bem estar Físico e Mental: os exercícios associados com a respiração promove relaxamento e bem estar físico em geral.

10) Qualidade de Vida: como qualquer outra atividade física juntamente com seus benefícios possibilita uma melhora na qualidade de vida.

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