A IMPORTÂNCIA DAS EXTENSÕES NA PRÁTICA DE PILATES

 

Vivemos em um mundo moderno e totalmente conectado. O volume de informações a que somos expostos diariamente é enorme e temos acesso a tudo o que quisermos bem na palma de nossa mão. Nos dias de hoje é difícil encontrar alguém sem um celular.

Você já parou para pensar quanto tempo do seu dia você passa olhando para o seu?

A posição que nos colocamos enquanto estamos fazendo uso do telefone tem sido a grande responsável por alterações posturais e o surgimento de patologias associadas.

Síndrome do Text Neck é o termo usado para as dores que surgem na região do pescoço ocasionadas pela má postura ao usar o celular e já se transformou em uma questão de saúde pública mundial.

A cabeça anteriorizada, associada a uma hipercifose torácica gera compensações em toda musculatura de cadeia posterior e um grande desequilíbrio na relação entre as musculaturas das cadeias anterior e posterior do nosso corpo.

A sobrecarga de peso na região cervical, ocasionada pela mudança da posição original da cabeça pode atingir 27 kg.

A má postura atinge indivíduos cada vez mais jovens, uma vez que atualmente as crianças são expostas cada vez mais cedo aos aparelhos eletrônicos, substituindo grande parte do tempo de brincadeiras ativas que trabalham a musculatura por períodos de inatividade em frente à tela com jogos virtuais e desenhos infantis.

O trabalho em frente ao computador também exige grande esforço da musculatura que sustenta a nossa coluna e contribui para uma postura cada vez mais cifótica.

COMO A PRÁTICA DE PILATES PODE AJUDAR?

A prática de Pilates é excelente para melhorar posturas inadequadas e promover alívio de tensões e dores.

Os princípios, como o trabalho com ênfase no Power House e a Centralização além da forma como seus exercícios são executados promovem a ativação da musculatura profunda, de ação postural e sustentação do esqueleto, além de trabalhar os músculos mais externos, garantindo ação global em todas as musculaturas.

As extensões e o trabalho das musculaturas extensoras durante a aula de Pilates são de fundamental importância para garantir ao cliente a força muscular necessária nos grupamentos mais exigidos pela má postura dos dias atuais.

A associação de exercícios de fortalecimento, flexibilidade e mobilidade articular promovem o reequilíbrio muscular de forma a devolver o corpo ao seu alinhamento fisiológico, aliviar tensões  desnecessárias e, com isso o alívio de dores, melhorando assim a qualidade de vida do cliente.

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