A IMPORTÂNCIA DO ALINHAMENTO DOS PÉS NO MÉTODO PILATES

Desde que adotamos a postura ereta bípede, ou seja, ficamos em pé, temos sido desafiados pela força da gravidade para manter o equilíbrio do corpo sobre a pequena área de suporte delimitada pelos pés, o que torna importante o alinhamento dos pés.

O pé e o tornozelo constituem a base de sustentação ou o alicerce do corpo humano.

Proporcionam a estabilidade necessária para que possamos assumir a nossa postura ereta e singular. Os pés estão adaptados para fornecer a flexibilidade necessária em solos irregulares e para absorver o impacto.

Possuem funções importantes para suportar o peso, manter o equilíbrio e servir como alavanca e ponto de apoio para impulsionar o corpo durante a marcha.

Porém, algumas acomodações para reduzir dores pelo corpo podem causar muitas doenças comuns nos quadris, joelhos e na coluna vertebral. Esses são alguns exemplos que podemos citar que estão diretamente relacionados com um pé posicionado irregularmente.

Atualmente os pesquisadores de diversas especialidades estão aprofundando seus estudos para identificar as reações que causam por todo o corpo durante as fases de apoio e marcha.

O pé deve ser flexível e proporcionar uma sensação de leveza e flutuação. “A reverberação dos choques no calcanhar dissipa-se no esqueleto e nos músculos do membro inferior, passa pela pelve, para ser amortecida nos discos intervertebrais, e atinge a cabeça”.

Para termos uma boa postura, o centro de gravidade deve projetar-se na base de sustentação representada pela planta dos pés. Caso o centro de gravidade esteja fora do alinhamento, ocorrerá um aumento dos desequilíbrios musculares, um aumentando das instabilidades posturais e prejudicará os movimentos corpóreos normais.

Este centro de gravidade não é fixo, ele varia de acordo com nossas necessidades do dia a dia quando andamos, corremos, pulamos e até mesmo quando ficamos em pé parados.

Pisar mal pode vir a ser a causa de cefaleias, dores nas costas, escolioses e lordoses, além de problemas nos ombros, nos membros inferiores, na pélvis ou em outras partes do corpo, principalmente quando combinamos isso com carregar peso excessivo.

 

IMPORTÂNCIA DO MÉTODO PILATES PARA O ALINHAMENTO DOS PÉS

Há exercícios para desenvolver a inteligência, a força e a mobilidade dos pés, como a série de Footworks e Running realizados no reformer. O Reformer foi um aparelho desenvolvido por Joseph Pilates para a organização dos pés.

Isso porque Joseph Pilates acreditava que realizar exercícios na posição horizontal eram úteis para aliviar a tensão das articulações e para o alinhamento do corpo, assim como para o alinhamento dos pés.

Esses benefícios se aplicam sobretudo aos pés, pois a maioria dos exercícios no Reformer partem da boa organização dos pés.

Com o método Pilates podemos realizar infinitas variações, utilizando aparelhos, acessórios e diferentes posições, sempre respeitando seus princípios e beneficiando nossos alunos com o alinhamento dos pés.

O conhecimento através dos exercícios feitos em aula, na forma de apoiar e alinhar os pés nos dá a segurança de que a nossa postura parte de uma base correta que vai afetar positivamente o resto do nosso corpo e atividades de vida diária.

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