A IMPORTÂNCIA E BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO NO PILATES

O alongamento já faz parte do nosso dia a dia em diversas situações, seja aquela espreguiçada ao acordar, ao pegar algum objeto no alto do armário ou no banco de trás do carro, ao trocar uma lâmpada, ao coçar o meio das costas, entre outras ocasiões.

A inatividade física assim como lesões e patologias podem diminuir a amplitude de movimento e consequentemente a flexibilidade articular, provocando movimentos compensatórios de outros músculos ou articulações e limitando a funcionalidade, seja das atividades diárias ou do desempenho desportivo.

Nesses casos, os exercícios de alongamento no Pilates são aplicados para promover a extensibilidade muscular, reduzindo o risco de lesões e devolvendo a amplitude de movimento normal à articulação, tornando-a flexível e saudável.

Os principais benefícios que podemos adquirir através da prática dos exercícios de alongamento do Método Pilates incluem:

•Desenvolver a Flexibilidade;
•Restaurar ou Aumentar a Amplitude de Movimento;
•Aumentar a Mobilidade dos Tecidos Moles Adjacentes;
•Prevenir o Encurtamento Muscular;
•Prevenir e Reduzir o Risco de Lesões Musculotendinosas e Articulares;
•Preparar o Corpo para as Atividades Físicas;
•Reduzir a Fadiga e Dor Pós Exercícios;
•Melhorar a Função e a Postura;
•Ativar o Sistema Circulatório e Aumentar a Irrigação Sanguínea Muscular;
•Desenvolver a Consciência Corporal e a Coordenação Motora;
•Os Exercícios de Alongamento no Pilates podem Combater o Stress Físico e Mental, relaxando a musculatura e liberando substancias como endorfina e serotonina, hormônios relacionados ao prazer e bem-estar.

Viu só como o Método Pilates está presente sempre em nossas vidas?

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