BENEFÍCIOS DO PILATES PARA INDIVÍDUOS COM LOMBALGIA

O termo lombalgia refere-se à dor na coluna lombar.

A lombalgia vem se tornando um dos problemas de saúde pública mais comuns da sociedade moderna. Ela pode ser considerada como um dos principais fatores que levam à diminuição da capacidade funcional do ser humano, sendo uma disfunção frequente nas pessoas, ocasionando diminuição da qualidade de vida, produtividade e incapacidade funcional, associada a importante impacto social e representando uma grande parcela de gastos na área.

Estima-se que cerca de 60% a 80% da população sofrerá de dores e problemas na coluna vertebral em algum momento da vida, devido ao estilo de vida sedentário associada a várias posturas inadequadas na atividade laboral, estudantil e nas atividades da vida diária (AVD’S).

O exercício físico é uma ferramenta muito importante para a melhora da saúde e qualidade de vida, além de auxiliar no combate das dores e ajudar no bem estar, e os exercícios do Método Pilates possuem vantagens no reequilíbrio postural, fortalecendo músculos mais profundos e melhorando a mobilidade da coluna vertebral.

O método preconiza a melhoria das relações musculares agonista e antagonista, favorecendo o trabalho dos músculos estabilizadores (transverso do abdômen, períneo e multífidos).

Os exercícios são, na sua maioria, realizados na posição deitada, havendo assim uma redução dos impactos nas articulações que fazem sustentação do corpo na posição ortostática e, sobretudo, na coluna vertebral, permitindo assim a recuperação das estruturas musculares, ligamentares e articulares principalmente da região lombossacral.

Estudos observaram que o músculo transverso do abdômen e multífidos são responsáveis pela a estabilização do segmento lombar, mostrando que a disfunção dos mesmos está correlacionada com o surgimento da lombalgia.

O fortalecimento dessa região aumenta a pressão intra-abdominal, consequentemente gerando uma estabilização da coluna, prevenindo lesões, gerando força, mantendo um bom alinha mento corporal e favorecendo a base de suporte do corpo.

Para mantermos a postura fisiológica do nosso corpo precisamos de musculatura firme e uma boa amplitude de movimento.

Com a prática do Método, o aluno adquire consciência corporal, aprendendo a realizar a contração da musculatura estabilizadora de coluna, obtendo desta maneira uma boa postura.

By: http://blogpilates.com.br/pacientes-com-lombalgia/

 

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