COMO TER UM NOVO CORPO PRATICANDO O MÉTODO PILATES

 

Pressupõe-se que o Método Pilates desenvolvido por Joseph Pilates seja capaz de melhorar a flexibilidade geral do corpo, estimular a circulação sanguínea, o alinhamento postural, a coordenação motora, o aumento da força muscular e a prevenção de lesões.

Como ele mesmo dizia “Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você vai ter um novo corpo”.

Quando Joseph no final da frase conclui que a diferença com as sessões leva a um novo corpo, isso acontece por diversos fatores, e o primeiro deles é em relação à flexibilidade.

No Método Pilates o alongamento leva o praticante a uma maior flexibilidade corporal, se praticado constantemente.

O alongamento é uma prática que é aplicada em toda “aula”, e no método não se trabalha apenas uma forma de alongamento, mas na sua totalidade os alongamentos são praticados lenta e progressivamente até chegar à uma máxima amplitude de movimento.

Após chegar a esta amplitude o próximo passo é estabilizar com o alongamento estático. O alongamento estático consiste em manter a mesma posição em um período entre 20 à 30 segundos, lembrando que não é uma regra fazer somente este tipo de alongamento durante a prática do Método.

Dentro do Pilates, o corpo também ganha uma hipertrofia muscular, o método consegue trabalhar vários músculos do corpo ao mesmo tempo, além dos outros ganhos citados nos parágrafos acima.

Apesar de não ser o objetivo principal, a hipertrofia muscular ocorre, pois utiliza a resistência das molas e o peso corporal durante a prática, e ao contrário da musculação o Pilates não trabalha com cargas excessivas e também não trabalha um grupo muscular específico.

A prevenção de lesões também engloba o método Pilates tanto para esportistas quanto para idosos, pois as lesões são decorrentes de movimentos errados, falta de coordenação e estresse.

Ao realizar exercícios para fortalecimento da musculatura abdominal (Power House) o aluno terá uma melhor função dos membros durante as atividades, evitando a instabilidade articular e alterações biomecânicas, e também o alongamento que ajudará a dar mais “liberdade” ao movimento auxiliando a diminuição de aderências teciduais.

No método também se trabalha o estímulo sensorial quando se aplica durante a aula de Pilates o treino de equilíbrio exigindo o controle postural, adaptando a aula com acessórios e postura diferente, sempre estimulando na medida certa.

Comparado com outras modalidades esportivas, o Método Pilates se destaca pela qualidade do movimento e garantia de que não ocorrerão lesões, desde que seja praticado com a supervisão de um instrutor qualificado. Vale lembrar que as primeiras diferenças notadas serão uma boa postura corporal e flexibilidade.

Após algum tempo de prática notará diminuição do estresse mental, diminuição de dores, principalmente dores na coluna, pois com o fortalecimento da musculatura abdominal e o alinhamento corporal, no dia a dia passará a não sobrecarregar a coluna para os afazeres cotidianos.

Embora algumas melhorias já sejam perceptíveis nas primeiras aulas, a maior parte delas ocorre a médio/longo prazo, e cada aluno trabalha com um objetivo específico, porém o ganho de qualidade de vida abrange todos.

O trabalho de Contrologia (controle da mente e do corpo) é custoso, mas com perseverança e paciência, é possível alcançar os objetivos dentro do Pilates.

By: http://blogpilates.com.br/novo-corpo-praticando-metodo-pilates/

 

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