Fibromialgia: melhore seus sintomas com o Pilates !

A fibromialgia é uma doença que se apresenta com forte dor crônica que migra pelo corpo. É difícil diagnosticar, já que é muito confundida com tendinite, lesões do sistema músculo-esquelético ou até mesmo má postura.

Geralmente, ela aparece em nove pontos do corpo bilateralmente (músculo trapézio, músculo supraespinhal, epicondilo lateral, glúteo, trocanter, joelho, articulação condrocostal, cervical e suboccipital). Provoca também fadiga e alterações do sono e acomete mais as mulheres de 30 a 50 anos.

A fibromialgia está relacionada ao funcionamento do sistema nervoso central e ao mecanismo de supressão de dor. Causa uma quebra do equilíbrio do corpo.

O tratamento da fibromialgia envolve fisioterapia para aliviar as dores, técnicas de relaxamento para diminuir o estresse, como massagem e acupuntura, e exercícios físicos. Se isso não funcionar, inicia-se tratamento medicamentoso com analgésicos, relaxantes musculares e até mesmo antidepressivos.

Os sintomas variam de acordo com o estresse emocional e a quantidade de atividade física. Este último é muito importante nesse caso. Durante a atividade física ocorre uma liberação de endorfina, um analgésico natural que reduz o estresse, a ansiedade e alivia as tensões.

O Pilates vem sendo muito indicado pelos médicos por ser uma atividade física de baixo impacto, que trabalha muito o alongamento, a isometria muscular e a amplitude dos movimentos. Ao ser monitorado, as pessoas vão perdendo o medo de se movimentar e relaxando durante a execução dos exercícios.

www.vittalisa.com.br

4726-8522

This entry was posted in Alongamento, biomecânica, dor lombar, fibromialgia, pilates, pilates em mogi das cruzes, REABILITAÇÃO, saúde da mulher, Saúde e Bem-estar. Bookmark the permalink.