Melhore a qualidade do seu sono com o Pilates !

Dormir é importante para a manutenção da saúde. Passamos cerca de um terço de nossa vida dormindo. Sendo assim, nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono. Uma noite de sono ruim pode acarretar inúmeros problemas de saúde, como alteração do estado de ânimo e da motivação, prejuízo na coordenação motora, diminuição da atenção e concentração, aumento da sensação de fadiga, alteração dos níveis de humor, comprometendo a qualidade de vida e diminuindo a produtividade no trabalho, entre outras consequências.

Causas de distúrbios do sono

A insônia é um dos principais distúrbios do sono. Existem alguns fatores predisponentes da insônia, dentre eles, a idade avançada, a menopausa, depressão e outros distúrbios psiquiátricos, tabagismo, etilismo e estresse.

Além desses fatores, existem alguns vinculados à hábitos, como: preocupação excessiva e ansiedade por algum problema ou desafio no trabalho ou pessoal; ingestão de quantidade excessiva de cafeína; comer alimentos gordurosos antes de dormir; beber álcool ou fumar antes do horário de dormir; soneca superior a 1 hora durante o dia; horários de dormir/acordar irregulares ou continuamente alterados.

O pilates e o sono

O método Pilates pode ser uma ferramenta eficaz para os distúrbios do sono, sendo considerado um treinamento físico e mental. Através de seus princípios, proporciona sensações de tranquilidade, bem-estar e consciência corporal, além de trabalhar com exercícios onde a sobrecarga é aumentada gradativamente até um nível ideal, sendo realizado com poucas repetições, o que leva a uma melhor resposta na qualidade do sono.

Além disso, o Pilates otimiza a respiração e potencializa a capacidade respiratória. Com a respiração otimizada, mobiliza-se a coluna vertebral na região torácica, provocando a mobilização do sistema nervoso autônomo que, dentre tantas outras atividades, é responsável pela digestão, reprodução, sono e relaxamento.

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