MITOS E VERDADES SOBRE PILATES!

 
O método Pilates é uma atividade muito recomendada por médicos e Fisioterapeutas para a reabilitação, prevenção e tratamento de doenças e lesões. Além disso, é ótimo para preparar o corpo para diversas outras atividades.
 
Mas essa popularidade também gera algumas dúvidas e interpretações distorcidas sobre as características e funções dessa prática. Hoje vamos esclarecer alguns mitos e verdades sobre o método de Joseph.
 
– Pilates ajuda a “crescer”.
MITO. Por ser uma prática que auxilia no alinhamento postural e trabalha com o fortalecimento do powerhouse, que trabalha os músculos responsáveis pela sustentação da coluna, muitas pessoas acreditam que o Pilates faça crescer, mas isso não é verdade. O que acontece é que, devido a reeducação da postura, a pessoa as vezes acredita ter ganho alguns centímetros a mais, porém o Pilates não adiciona tamanho à estrutura óssea.
 
– Qualquer pessoa pode fazer Pilates.
VERDADE. Ele é indicado para crianças, adultos, homens, mulheres, idosos, gestantes… Ele é uma prática extremamente benéfica a todos! Mas é importante sempre procurar um profissional habilitado e regulamentado para dar aulas de Pilates. No Brasil, apenas Fisioterapeutas e Educadores Físicos podem fazer o curso para ministrar aulas de Pilates.
 
– Pilates vai me fazer ganhar massa muscular.
MITO. Ele complementa muitos trabalhos para ganho muscular e ele ajuda a definir a musculatura, mas sem aumentar o volume. Não há hipertrofia. E, diferente da musculação – que trabalha apenas uma musculatura por vez, o método movimenta um grupo de músculos.
 
– Pilates emagrece.
DEPENDE. Pode haver perda calórica, sim! Tudo depende do foco do instrutor e do modelo de aula que ele realiza, além dos acessórios utilizados e exercícios que são feitos. Alguns exercícios aceleram o metabolismo e fazem com que haja perda calórica, mesmo que o corpo esteja em repouso.
 
– Pilates melhora a postura.
VERDADE. No Pilates é feito um trabalho de fortalecimento do core, o grupo muscular responsável pela sustentação da coluna, sendo assim, a prática faz com que haja uma melhora na postura.
 
– Pilates e ioga são a mesma coisa.
MITO. O ioga é uma prática originária da Índia e tem mais de cinco mil anos de criação, já o Pilates foi criado pelo alemão Joseph Pilates, na década de 20. Joseph foi uma criança que sofreu de asma e raquitismo, mas nem por isso deixou de praticar atividades físicas, e o ioga foi uma deles, por isso as atividades possuem algumas características semelhantes, como o equilíbrio e a concentração. Porém, o ioga visa uma elevação espiritual, já o Pilates trabalha mais a respiração e os grupos musculares do corpo.
 
– Pilates ajuda a diminuir as dores na coluna.
VERDADE. Como dissemos anteriormente, por trabalhar o core, ele auxilia no alívio de dores relativas à má postura ou outros problemas como fibromialgia, artrite e artrose. Mas é importante que o instrutor de Pilates esteja sempre atento as particularidades e limitações de cada aluno, pois a realização de algum movimento incorreto pode ter um efeito prejudicial, o que é o contrário do esperado com a prática.
By: http://revistapilates.com.br/2018/04/12/mitos-e-verdades-sobre-pilates/
 
Ficou curioso ou curiosa para conhecer e aprender o Método Pilates?
 
Agende agora mesmo uma aula experimental com nossas fisioterapeutas.
4726-8522 ou 📲 95077-3794
Rua José Urbano Sanches, 91 – Vila Oliveira.
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.