PERÍODO GESTACIONAL E A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO PILATES

A prática de atividades físicas durante o período gestacional traz diversos benefícios e provocam diferentes influencias no organismo materno.

O exercício reduz e previne as lombalgias, devido à orientação da postura correta da gestante. Ele também contribuirá para adaptação da nova postura física, refletindo-se em maior habilidade para a gestante durante a prática da atividade física e do trabalho diário.

Com a prática regular de exercícios físicos o período gestacional terá vários benefícios como:

Redução do estresse cardiovascular – o que se reflete especialmente em redução à freqüência cardíaca;
Maior volume sanguíneo em circulação;
Maior capacidade de oxigenação;
Menor pressão arterial;
Prevenção de trombose e varizes;
Redução do risco de diabetes gestacional;
Diminuição dos edemas;

As vantagens da atividade física durante a gestação se estendem ainda, aos aspectos emocionais, proporcionando a gestante mais auto-confiança, aumento da auto-estima e sensação de bem estar.

O método Pilates é uma excelente escolha de atividade física durante o período gestacional.
O método Pilates é baseado em seis princípios: concentração, controle, precisão, centralização, respiração e fluidez. E o fundamento sobre o qual se baseia o método é a estabilidade da musculatura postural.

O ponto de partida de todos os movimentos do método Pilates são os músculos estabilizadores posturais, os quais são o centro de força do corpo.

Além disso o posicionamento pélvico correto tem em vista a obtenção de uma posição natural e neutra para a coluna e a pelve, ajudando a reduzir a sobrecarga sobre a coluna.

Dentre os benefícios do método Pilates estão também a melhora da circulação cardiovascular, condicionamento físico, consciência corporal, coordenação motora, benefícios estes que ajudam a prevenir lesão e proporcionam bem-estar.

Assim é necessário que sejam feitas algumas adaptações, visto que o período gestacional é uma condição especial e o profissional que se propõe a atender esse público deve buscar formação especifica e estar sempre muito atento a gestante.

Sempre questionando e observando sobre as mudanças que vão ocorrendo semana à semana, mês à mês, trimestre à trimestre.

Sendo assim fica claro que o Pilates é uma excelente escolha de atividade física durante o período gestacional, desde que seja orientada por profissional capacitado.

Leia a matéria completa> http://blogpilates.com.br/metodo-pilates-periodo-gestacion…/

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