PILATES E SEUS BENEFÍCIOS PARA OS CORREDORES

Imagine um cilindro sendo o seu tronco. A parte da frente seria o seu abdômen, e a parte posterior as sua coluna e músculos ao redor dela. A base do seu cilindro é composta pelos músculos da região pélvica e o topo é composto pelo músculo diafragma.

Com os exercícios de Pilates cria- se um cilindro forte e flexível, capaz de promover diversos benefícios para os corredores.

Para um corredor, ter uma postura é fundamental para o sucesso. A  postura depende muito de um “cilindro” forte. Pilates desenvolve trabalha no fortalecimento desse cilindro o tempo todo.

Uma vez fortalecidos, os músculos podem eventualmente trazer um melhor alinhamento postural, uma melhora no equilíbrio e estabilidade corporal, além de melhorar a sua eficiência e técnica auxiliando nos benefícios da corrida.

Com exercícios adequados, os corredores também verão músculos “estomacais” e glúteos mais fortes – estes músculos são a base de todos os seus movimentos durante a corrida.

Para os corredores, com uma forte estabilidade do tronco, os ombros, pélvis e coluna mantendo-se equilibrados e alinhados farão com que mais energia seja gerada, e através das pernas, obterão uma melhora na velocidade e a resistência.

Pilates para corredores também promove recuperação mais rápida de lesões. Os corredores tendem a se concentrar na técnica e na execução, e não ao condicionamento geral dos músculos. Isso significa que eles podem não trabalhar na força dos membros superiores, na força do tronco ou na integração de todas as partes do corpo em conjunto.

O Pilates ajuda a integrar todo o corpo, em vez de apenas olhar para a cadeia cinética inferior. E o foco em trazer simetria para o corpo torna o complemento ideal para qualquer programa em execução.

A corrida é um movimento simétrico, ao contrário de esportes como hóquei ou tênis ou baseball, que são muito unilaterais.

Pilates acredita no equilíbrio muscular e simétrico, os praticantes que são corredores apresentam vantagem sobre outros que não treinaram, pois o Método fortalece todos os músculos necessários para a corrida:

Abdutores, Adutores, Glúteos, Quadríceps, Isquiotibiais

Também alonga os músculos encurtados que a maioria de nós tem – flexores do quadril, isquiotibiais e os músculos da panturrilha.

Ele permite que você se concentre no alinhamento da cabeça e pescoço em relação à coluna e pelves, descendo as pernas e dedos dos pés. Isso tudo acrescenta à um movimento mais eficiente e menos chances de lesões, acarretando em benefícios da corrida.

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