Pilates e tensões cervicais !

Quem nunca sentiu dores na região do pescoço? Muitas vezes acompanhada de dores de cabeça, tensões nos ombros e até formigamento nos braços e nas mãos. As disfunções da cervical são bastante comuns e devem receber uma atenção especial.

Analisando a postura dos indivíduos da vida moderna, percebemos que o posicionamento alinhado da cabeça é constantemente desafiado pelo uso de computadores, celulares e pelas horas à frente da televisão, por exemplo. Muitas vezes, sentimos o peso da cabeça sobre o pescoço ao longo do dia.

Esse desalinhamento constante da cabeça pode gerar rotações vertebrais, alterações do tônus muscular e irritação dos nervos. A dor pode ser irradiada para a região da cabeça, ombros e braços devido à diminuição do fluxo sanguíneo e espasmos da musculatura.

Mas atenção: existem outros problemas que podem causar tensões na região do pescoço, como disfunções da ATM (mandíbula) e alterações encefálicas. Caso a dor persista, procure um médico.

Algumas situações rotineiras podem gerar esse estresse cervical, como por exemplo, má postura à frente do computador, leitura na cama, uso excessivo do celular (andando, sentado, deitado).

Os princípios do método Pilates podem ser grandes aliados para o alívio das dores cervicais. Trabalha-se o alinhamento e a mobilidade das vértebras, o acionamento das musculaturas profundas que sustentam a estrutura esquelética, o alívio das tensões musculares e o aumento dos espaços, descomprimindo as vértebras.

www.vittalisa.com.br

4726-8522

This entry was posted in Alongamento, biomecânica, dor lombar, pilates, pilates em mogi das cruzes, REABILITAÇÃO, saúde da mulher, Saúde e Bem-estar. Bookmark the permalink.