PILATES NA LUTA CONTRA O SEDENTARISMO

O sedentarismo é a falta, ausência ou diminuição de atividades físicas, o que faz com que uma pessoa tenha o gasto calórico reduzido. Considera-se uma pessoa sedentária quem gasta menos que 2.200 calorias por semana.

Essa atitude é mais comum do que imaginamos, pois com o passar dos anos devido à comodidade das novas descobertas e tecnologias, automatizamos diversos processos, como por exemplo, abrir o portão ao chegar em casa, mudar o canal da televisão entre outros

Há muito se fala que a prática de atividade física de forma regular é benéfica à saúde, apontado como fator positivo atuando na prevenção, redução ou controle de dislipidemias, doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, câncer, osteoporose, transtornos mentais e taxas de mortalidade (Jesus, GM e Jesus EFA, 2012).

O sedentarismo é mais perigoso para a saúde do que a obesidade. Acredite! Nem todo obeso é sedentário e nem todo magro é saudável.

Engana-se quem pensa que só porque é magro está saudável, essa mesma pessoa pode ser um falso magro, caso ela tenha hábitos de vida incorretos, como má alimentação, falta ou ausência de atividades físicas. Por isso se faz necessário a realização periódica de exames médicos específicos, para verificar as taxas de colesterol, glicemia, triglicerídeos, entre outros.

Por outro lado o indivíduo acima do peso que realiza exercícios físicos regularmente, com frequência mínima de três vezes por semana, esse consequentemente está mais saudável que o sedentário “falso magro”.

Estima-se que o sedentarismo mata o dobro do que a obesidade.

PROBLEMAS DA VIDA SEDENTÁRIA

Obesidade; Perda de Massa Muscular; Dores Articulares; Pressão Alta; Doenças Cardíacas; Encurtamentos Muscular; Má Postura; Cansaço; Baixa Resistência Orgânica; Dores Musculares após Esforços; Alto Nível de Estresse.

PRATICAR PILATES

Em um mundo moderno onde as pessoas estão cada vez mais preocupadas com sua saúde e melhora na qualidade de vida, praticar Pilates pode ser uma ótima opção, pois possui inúmeros benefícios à saúde, auxiliando principalmente no condicionamento físico. O Pilates segue a linha de raciocínio onde se preconiza viver com qualidade, longevidade.

O praticante do método usufrui os benefícios em seu cotidiano a curto e longo prazo. Redescobre seu próprio corpo com mais controle, concentração, equilíbrio, força, flexibilidade, coordenação.

MÉTODO PILATES

O Pilates é uma modalidade de exercícios controlados que visam trabalhar mente e corpo, e tem como objetivo trabalhar força e flexibilidade, auxiliando na melhora da postura, diminuição de tensões, estresse e tonificação da musculatura.

“O Método Pilates é um sistema de treinamento corporal muito completo, que trabalha o corpo como um todo, desde a musculatura mais profunda até a mais periférica, onde intervém tanto na mente como no corpo e na respiração.” (Rodriguez, J, 2006)

Concluindo…

Diante das informações em que o sedentarismo é atribuído à diversas enfermidades que resultam em incapacidades temporárias podendo levar até a morte, se faz necessário cada vez mais a atuação na prevenção.

Nesse caso a prevenção está na conscientização da importância em mudar os hábitos de vida, tornando-os saudáveis, incluindo a prática de exercícios físicos com frequência.

Como já dizia o Joseph Pilates:

“A aptidão física é o primeiro requisito para a felicidade. Nossa interpretação da aptidão física é a obtenção e a manutenção de um corpo uniformemente desenvolvido com uma mente sã plenamente capaz de, natural e facilmente, realizar satisfatoriamente as nossas muitas e variadas tarefas diárias com entusiasmo espontâneo e prazeroso”.

 

By: http://blogpilates.com.br/pilates-e-sedentarismo/

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