Pilates no Alongamento – Mitos e Verdades

Quando falamos de alongamento de músculos, existe uma grande dose de mitos relacionados a este assunto. Na verdade, existem mitos abundantes quando se trata de Pilates em geral: “praticando ele vai te dar o corpo de um dançarino”, “músculos fortes por muito tempo”, ou até mesmo fazer você crescer em altura. Possivelmente, as histórias de pessoas cada vez mais altas, mais longas e mais magras depois de apenas algumas aulas de Pilates servem para algumas pessoas se motivarem, mas, no geral, esta expectativa pode levar ao fracasso total na pratica da modalidade ou aquelas que estão iniciando uma atividade física.

alongamento pilates Um músculo pode ser alongado como um elástico, mas ele vai voltar ao seu estado pré-alongado. Um músculo pode ganhar flexibilidade, mas só até certo ponto. Esse ponto é o comprimento dado pela natureza e estrutura de seu músculo. A flexibilidade geral termo refere-se a vários fatores como estrutura articular, frouxidão dos tecidos moles e, mais importante, genes. Sua composição genética é de longe o fator mais dominante que influencia o comprimento do músculo e flexibilidade. É verdade que certos tipos de atividades físicas, como Pilates, se prestam a grandes amplitudes de movimento e alongamento dos músculos. Isto é devido em parte contração do músculo enquanto ele está alongando e seu ângulo de articulação está aumentando.

Genes determinam o comprimento absoluto de seus músculos. No entanto, ao longo do tempo os músculos podem tornar-se encurtados, mas integrados a um plano de atividades físicas, como Pilates, podemos conseguir a manutenção de movimentos funcionais. Além disso, a tensão que se desenvolve no nosso corpo, muitas vezes diz respeito à postura e desvios padrões de movimento negativos habituais. O alongamento é essencial para superar esses problemas, que podem levar ao desconforto, dor, tensão e até mesmo lesões.

Voltando a pergunta inicial: Pilates, nem qualquer outro sistema de exercício, irá prolongar um músculo além do seu comprimento dado, no entanto, vai esticá-lo, se o músculo é encurtado e vai deixar seu corpo em perfeita harmonia de movimentos. O músculo será reabilitado como você através dos exercícios, mas não vai crescer em comprimento, em termos absolutos, o que significa que você não vai acabar com um músculo mais esticado do que a natureza lhe deu. O mesmo se passa com a altura; certamente Pilates pode ensiná-lo a ficar diferente com uma melhor postura, mas o corpo não vai crescer na medição absoluta.

fonte: http://www.pilatesstyle.com/2015/articles/qa-ask-the-experts-common-pilates-myths-debunked

This entry was posted in Alongamento, biomecânica, dor lombar, mulher, pilates em mogi das cruzes, REABILITAÇÃO, saúde da mulher, Saúde e Bem-estar, Terceira idade and tagged , , , , . Bookmark the permalink.