PILATES PARA SURFISTAS: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO MÉTODO ALIADO AO SURF

 

O surf é um esporte que exige muito do atleta em todos os sentidos. Por isso os surfistas devem estar sempre dentro de um equilíbrio dinâmico, até porque a prancha vai deslizar na onda, que é uma superfície móvel e que sofre várias modificações, alterando assim o centro de gravidade tanto do esportista quanto do equipamento.

De acordo com a avaliação da equipe profissional, dentro do Método Pilates pode ser enfatizado o trabalho de mobilidade articular, além da força muscular, já que muitos surfistas apresentam contraturas locais que podem ser aliviadas com esta ênfase.

O que o Método Pilates faz é fortalecer o “core”, uma área do corpo que vai atuar como um cinturão bem forte, capaz de envolver e sustentar toda a coluna. Pense nela bem segura e com mobilidade para frente, para trás, para os lados, fazendo rotações e absorvendo os impactos com segurança.

Os exercícios indispensáveis são aqueles que se aproximam dos movimentos utilizados pelo surfista na água, ou seja, treinos que utilizam grandes instabilidades como: o agachamento em cima da bola, exercícios em cima do Bosu, equilíbrio no rolo, avião, extensões de coluna com rotação, pontes, além de pranchas avançadas, diminuindo as bases de apoio e sobre bases instáveis.

Os alongamentos, em geral, ajudam a manter o equilíbrio muscular.

É comum o surfista sofrer com dores nas costas, problemas nos joelhos e nos ombros. No Pilates pode ser feito um treino de fortalecimento de todos os grupos musculares, especialmente o do core.

Além disso, pode-se adaptar a aula de Pilates para o surf para trabalhar possíveis dificuldades ou deficiências, como falta de flexibilidade, força e equilíbrio, ou mesmo melhorar o condicionamento aeróbico.

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