Pilates- uma prática eficaz e segura!


Pilates é um conjunto de exercícios elaborados que podem ser feitos no chão, ou utilizando equipamentos especiais, desenvolvidos pelo criador do método, Joseph Pilates. 

O método promete fortalecer a musculatura, alongar, equilibrar, tonificar, melhora problemas posturais, ajuda a prevenir lesões, melhora o condicionamento físico, pode ser praticado por pessoas em fase de reabilitação até atletas, relaxar e energizar seu corpo. A única coisa que o Pilates não condicionará o suficiente será o sistema cardiovascular. 

Algumas pessoas imaginam Pilates como um método bastante tranquilo e fácil. Porém, após o nível iniciante, o método pode ficar bastante pesado.

A quantidade de sessões por semana para um iniciante deveria fazer preferencialmente duas sessões individuais por semana. Para aqueles que estão dispostos a um trabalho mais intenso, três vezes por semana é indicado. Adicionar uma aula de solo ao trabalho de duas vezes por semana nos equipamentos irá tornar o trabalho bem eficiente.

Pessoas que praticam Pilates com regularidade, após dois meses de prática, acabam por internalizar os princípios do método e utilizá-los no dia a dia. Ainda é recomendado praticar em conjunto atividades aeróbicas duas a três vezes por semana por no mínimo meia hora.

O que posso esperar da minha primeira aula ou sessão individual? Idealmente sua primeira aula será sobre princípios e fundamentos. Esta aula explica os princípios atrás do método Pilates, e ensina todos os fundamentos básicos necessários à execução dos movimentos.

De acordo dom as vestimentas, vista algo que permita mover-se de forma confortável, isso permitirá que você respire, dobre e alongue sem restrições. Tecidos elásticos são recomendados. Não use roupas volumosas que escondam o seu tórax, dificultando a observação do instrutor sobre a execução do movimento, diminuindo assim a eficácia de aula.

Pilates irá me ajudar a perder peso? Depende! Vou colocar três fatores que influenciam a resposta:

Intensidade da aula

Frequência na semana

Hábitos alimentares 
Tudo isso será organizado por você. Você é o responsável pelo seu resultado e não seu intrutor.

Quem não pode praticar Pilates? Em geral, pessoas com quadro álgico agudo e aquelas que podem ter sua condição agravada pelo movimento. De qualquer forma, você deve consultar seu médico antes de iniciar qualquer programa de condicionamento físico. 

Se o seu objetivo é perder peso, comece com uma alimentação saudável, faça Pilates para ajudar a tonificar e modelar o corpo, e pratique alguma atividade cardio-vascular que, além de queimar gordura irá fortalecer o seu coração e pulmão.

www.vittalisa.com.br 4726-8522

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.