PODEMOS APLICAR PILATES SUSPENSO EM ALUNOS COM PATOLOGIAS NA COLUNA?

De longe, as patologias mais encontradas atualmente nos Studios de Pilates são as de coluna. Seja lombalgia, hérnia de disco, hiperlordose ou cervicalgia, você tem pelo menos um aluno que reclama de dores nas costas.

Vários fatores contribuem para esse alto índice, sendo a má postura um dos principais. Mas assim como a falta de atenção à nossa coluna, o sedentarismo e a obesidade podem ajudar a desencadear alguma patologia.

Um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde, concluiu que 80% da população mundial tem ou terá algum evento de dor nas costas. E esses são dados preocupantes!

 

MAS COMO PREVENIR OU TRATAR DORES OU LESÕES CAUSADAS POR PATOLOGIAS?

Um ótimo aliado ao tratamento e prevenção é o Método Pilates. Baseado em 6 princípios, os exercícios desenvolvidos combinam fluidez com concentração, o que evita que os exercícios sobrecarreguem ainda mais a coluna, ocasionando lesões, como é o caso por exemplo de exercícios de musculação, feitos sem o acompanhamento de um profissional.

Mas, e o Pilates Suspenso? Você já pensou na possibilidade de utilizar os exercícios em suspensão para tratar uma patologia da coluna?

Existe um pré-conceito quanto ao tratamento da coluna com esse tipo de exercício, mas mostraremos que é sim possível. O treinamento de Pilates Suspenso contém vários exercícios que educam a postura, auxiliando no tratamento da patologia.

 

PILATES SUSPENSO

O Pilates Suspenso nada mais é do que uma variação do Pilates convencional, em equipamentos criados para esse método. A ideia principal é utilizar a gravidade a seu favor, assim como realizar movimentos desafiadores.

Dessa forma, o treinamento suspenso combina equilíbrio, coordenação motora e resistência corporal.

Os exercícios consistem na realização de movimentos com o corpo suspenso em partes ou por completo, onde a principal ferramenta é o peso corporal utilizado.

Os exercícios em suspensão, independentemente de serem usados como parte da aula, ou durante uma aula inteira, buscam a integração corpo e mente, além de trabalhar capacidades físicas como força, resistência, estabilidade, alongamento e equilíbrio.

Mas, ao contrário do que pensam, os exercícios não exigem alto grau de experiência, e o nível de dificuldade pode ser variado, o que permite que tanto atletas profissionais, quanto iniciantes possam praticar o Pilates Suspenso.

Além disso, pode ser praticado por vários públicos, como crianças, idosos, e pessoas que possuem patologias de coluna. É sobre esse último grupo que iremos falar!

Um dos diferenciais do Pilates Suspenso, além dos benefícios vindos do Método, é a possibilidade de ser uma atividade diferenciada e nova que tira o aluno da rotina e da zona de conforto, e o convida para algo totalmente inovador.

 

PILATES SUSPENSO PARA PATOLOGIAS DA COLUNA

Quando falamos de Pilates Suspenso aplicado à Coluna, ainda temos uma barreira, não só pelo aluno que tem medo de realizar um exercício que aparentemente seria contra indicado, mas também pelo profissional que não está 100% familiarizado com a metodologia.

Assim como no Pilates convencional é muito importante prestar atenção no atendimento personalizado, focado nas necessidades e prioridades de cada aluno. Não podemos ter pressa ou pular etapas do tratamento.

Por isso, precisamos reforçar a importância de compreender a PATOLOGIA de cada aluno e sabê-la tratá-la de forma eficaz com o Pilates Suspenso, entendendo cada movimento, o objetivo de cada exercício, assim como os grupos musculares trabalhados e as contra indicações.

Apenas dessa forma você conseguirá um tratamento efetivo para o seu aluno, de acordo com as necessidades individuais e contra indicações.

Ao trabalhar patologias de coluna no Pilates Suspenso, podemos e devemos usar o Columpio. Nele, é possível trabalhar o ganho de flexibilidade, força e resistência muscular.

Todas essas características são essenciais na realização de uma postura correta, sempre utilizando os princípios de respiração e controle na execução dos movimentos.

Além disso, por não conter elasticidade no tecido, o equipamento nos permite trabalhar a técnica de descompressão vertebral, através da tração que o material proporciona. Conseguimos também trabalhar diversas posturas, sempre visando o alinhamento postural do aluno.

 

CONCLUINDO…

Que você já tinha ouvido falar em Pilates Suspenso é um fato, mas e que ele poderia ser um ótimo aliado ao tratamento de patologias da coluna?

Todos os benefícios do Método Pilates podem ser aplicados em suspensão, para os diferentes tipos de público do seu Studio, desde que cada aula seja própria para o tipo de problema e patologia que o aluno possui.

By:http://blogpilates.com.br/pilates-suspenso-patologias-na-coluna/

 

Gostou da matéria?

Venha conhecer a Vittalisa e marcar uma aula experimental!

☎️ 4726-8522 / 📲 95077-3794 / 🖥️ www.vittalisa.com.br

🏡 Rua José Urbano Sanches, 91 – Vila Oliveira

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.