POR QUE PRATICAR PILATES NA GESTAÇÃO?

Pilates é um conjunto de exercícios que leva em consideração a qualidade e não a quantidade dos movimentos e respeita a particularidade de cada aluno. Foi criado por Joseph Pilates, e uma das indicações de se trabalhar com Pilates é na Gestação.

Durante a gestação acontece um período de intensas mudanças na vida da mulher, sendo elas, fisiológicas, familiares e psicológicas.

A prática do método Pilates durante a gestação vem com intuito de amenizar essas mudanças e passar informações necessárias para um parto bem sucedido, promovendo bem estar físico e qualidade de vida para a gestante.

Durante a gestação, o assoalho pélvico auxilia na sustentação do útero gravídico, e é comum a partir do segundo ou terceiro trimestre de gestação ele dar indícios de que está fraco.

Um dos sinais que podem aparecer é a incontinência urinaria, sendo por urgência, que é a perda involuntária de urina acompanhada de urgência, ou incontinência urinaria por esforço, que é a perda passiva de urina devido a um aumento da pressão abdominal, como tossir, respirar ou rir.

Além disso, podem relatar desconforto na região lombar ou mesmo dor em sínfise púbica. Portanto todas as mulheres precisam e devem fortalecer assoalho pélvico e se tratando de período gestacional, mais ainda.

Quanto mais a barriga cresce mais desorganizado fica o centro (estruturas em geral).

Outro item importante que acaba acontecendo muitas vezes é a diástase ocorre em cerca de 66% das gestantes, que é o afastamento dos feixes do reto abdominal e da linha alba.

Se não ocorrer durante a gestação, ela tende a se desenvolver durante o segundo estágio do trabalho de parto. Se a mãe prender demais a respiração ao fazer força para empurrar o bebê que acaba sendo direcionado em direção a parede abdominal.

No último mês de gestação é importante trabalhar com respiração profunda, relaxamento de abdômen e pelve.

Oferecer a gestante apoios como rolos, toalhas enroladas para proporcionar uma percepção do espaço, vivenciar posturas que promovam a abertura de pelve para o encaixe do bebê.

Nossa principal preocupação deve ser sempre a segurança do bebê e da gestante e o bem estar físico e mental proporcionando uma melhor qualidade de vida.

 

Agende uma aula experimental!

☎ 4726-8522 /📲 95077-3794 / 🖥 www.vittalisa.com.br

 

 

 

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.