SÍNDROME TENSIONAL CERVICAL: O QUE É E QUAL O PAPEL DO PILATES!

 
A Síndrome Dolorosa Miofacial (SDM) é uma afecção dolorosa do sistema locomotor que acomete os músculos esqueléticos. Caracteriza-se pela ocorrência de dor, presença de pontos gatilhos (PGs) nas bandas de tensão no músculo afetado.
 
A Síndrome Tensional Cervical (STC) é decorrente dessa alteração orgânica e/ou funcional da região cervical, devido às atividades profissionais e diárias associadas ao trabalho repetitivo.
 
A Síndrome Tensional Cervical é o resultado da SDM na região cervical, especificamente nos músculos trapézios superiores.
 
CAUSAS DA STC:
 
A posição inadequada da cabeça que muitas pessoas acabam adotando, principalmente em trabalhos com o computador. E hoje mais do que nunca, com o aumento do uso dos smartphones é ainda mais notável o uso do mesmo com uma postura inadequada da coluna.
 
A flexão de pescoço por períodos prolongados e a elevação dos ombros durante horas do dia gera compressão de tecidos moles, contratura muscular e consequentemente dor a médio e longo prazo.
 
Com sinais clínicos de hipersensibilidade muscular, contratura muscular com presença de nódulos dolorosos, dor à palpação, aumento do tônus muscular, limitações de amplitude de movimento, pode apresentar dor de cabeça associada.
 
O MÉTODO PILATES NA REABILITAÇÃO STC!
 
O Pilates se apresenta nesse contexto como uma ótima atividade para melhora dos sintomas da Síndrome Tensional Cervical, devido a vários fatores, começando por seus princípios de concentração, controle, também chamado de Contrologia e a respiração.
 
Esses três princípios utilizados corretamente nas aulas de Pilates faz com que o aluno ou paciente tenha melhor desempenho mecânico dos movimentos, sem sobrecargas articulares e melhor consciência corporal, que é a sua postura no tempo e espaço.
 
O princípio da concentração e a respiração exigida no método Pilates permite que o praticante esteja numa perfeita conexão entre corpo e mente, melhorando o aporte sanguíneo de todos os tecidos e em especial do cérebro.
 
Na maioria das vezes os movimentos cotidianos são feitos de forma rápida e involuntária sobrecarregando as articulações e tecidos moles.
 
Veja a matéria completa em:
https://blogpilates.com.br/sindrome-tensional-cervical/
 
Venha fazer uma aula experimental na Vittalisa!
☎️ 4726-8522 / 📲 95077-3794 / 🖥️ www.viitalisa.com.br
Rua José Urbano Sanches,91 – Vila Oliveira.
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.