TRATAMENTO DA LOMBALGIA: COMO UTILIZAR O PILATES?

A Lombalgia, mais comumente conhecida como dor lombar é um dos sintomas mais comuns atualmente. É, inclusive, considerada um problema de saúde pública. Segundo estudos, cerca de 60% a 90% da população sofrerão dor na região lombar.

O agravamento desta dor pode levar a incapacidade de atividades na vida diária. Entre elas, estão as atividades domiciliares, cuidados com a higiene e atividades ocupacionais. Estas podem, inclusive, levar ao afastamento do trabalho.

O Pilates pode atuar tanto na reabilitação de pacientes que apresentam o sintoma, quanto na prevenção em pacientes que ainda não a possuam.

A estabilização central pélvica é necessária para pacientes no tratamento da lombalgia, pois seja qual for a causa do sintoma, haverá fraqueza na musculatura estabilizadora lombar. Mais precisamente nos paravertebrais e transverso do abdome.

Com o Pilates é possível promover estabilização lombar, fortalecimento e alongamento da musculatura, além da melhora do equilíbrio, postura e respiração que atuam em conjunto no método. Isso tudo, porque no Pilates é realizada a ativação do Core, o qual deve estar sempre ativo na realização de qualquer exercício.

Do centro do corpo é que partem todos os movimentos. Pensando desta forma é necessário que este esteja fortalecido, e protegido a todo o momento.

Sendo assim, a ativação correta do Core nos possibilita manter a coluna vertebral na posição desejada durante os movimentos dos membros ou de todo corpo pelo espaço, sem que haja distorções ou compensações indesejadas.

Agende uma aula experimental na Vittalisa!

☎️ 4726-8522 / 📲 95077-3794 /🖥️www.vittalisa.com.br

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.